Em 06/12/2011

Vice-presidente do IRIB pelo RS assume 1º Registro de Imóveis de Porto Alegre


João Pedro Lamana Paiva, em entrevista ao Boletim Eletrônico, comenta sua trajetória no registro de imóveis e suas expectativas


Foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Rio Grande do Sul, em 14 de novembro de 2011, a delegação de João Pedro Lamana Paiva para o exercício da titularidade do Ofício do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre. Lamana Paiva atuava como Oficial dos Registros Públicos e Tabelião de Protesto de Títulos da Comarca de Sapucaia do Sul desde 1986.

O vice-presidente do IRIB pelo Rio Grande do Sul concedeu entrevista a este Boletim Eletrônico, na qual relata sua trajetória no registro de imóveis, iniciada em 1970, no cartório de Santo Ângelo/RS. Lamana Paiva é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; especialista em Direito Registral Imobiliário, pela PUC Minas, graduado em Direito Registral pela Faculdade de Direito da Universidade Ramón Llull ESADE – Barcelona, Espanha. Confira a íntegra da entrevista.


Qual sua expectativa ao assumir 1º Registro de Imóveis de Porto Alegre?
Naturalmente, eu pretendo deixar no 1º Registro de Imóveis de Porto Alegre a minha marca pessoal, tendo, inclusive, já começado algumas transformações que alguns antigos funcionários estão vendo como uma “revolução”, mas acho que estamos conseguindo motivá-los ao enfrentamento de novos desafios. Uma das novidades que pretendo introduzir a partir de 2 de janeiro de 2012, é o sistema de “Matrículas On Line”, já introduzido em Sapucaia do Sul desde 2009.

Pretendo informatizar amplamente o Ofício, o que entendo prioritário já que o registro eletrônico, além de uma imposição legal, constitui também um caminho que teremos de trilhar, sem direito a retorno, já que não só os registradores, mas toda a humanidade vai evoluir através dele.

Como tem sido a sua trajetória na área registral imobiliária?
Comecei minha carreira em 1970 como datilógrafo do Registro de Imóveis de Santo Ângelo, município da Região Missioneira do Rio Grande do Sul, contratado pelo titular do serviço, o saudoso registrador imobiliário César Beck Machado, meu sogro, que foi a pessoa que me oportunizou o primeiro contato com o mundo dos registros públicos e me acolheu e incentivou a progredir nessa trilha, como um pai procura conduzir os passos de um filho. Já em 1971 prestei prova de habilitação para Oficial-Ajudante, sendo aprovado e designado em 1972.

A partir de 1977, já bacharelado em Ciências Jurídicas, fiz concurso para Oficial de Registros Públicos em Catuípe, sendo aprovado. Nessa mesma época, lancei meu primeiro livro, “A Nova Sistemática do Registro de Imóveis”, mas as grandes transformações começaram com minha remoção para Sapucaia do Sul, município da Região Metropolitana de Porto Alegre. A mudança me oportunizou um grande desenvolvimento como registrador, ampliando minha experiência e, dada à proximidade com a capital, meu envolvimento com as entidades representativas das categorias de notários e registradores também se ampliou significativamente fazendo com que minha participação na política classista passasse a ser muito mais intensa.

Sempre fui um notário/registrador que poderíamos chamar de “eclético” ou seja, com atuação ampla nas várias áreas especializadas, mas sempre tive uma dedicação toda especial com o Registro de Imóveis, tanto assim, que, em Sapucaia do Sul, consegui desenvolver uma dinâmica registral incomparável em termos de inovações e agilidade, como por exemplo, a implantação, a partir de 26 de dezembro de 2000, do primeiro posto de registro civil na maternidade do Hospital Municipal de Sapucaia, iniciativa inédita no Brasil. Sempre busquei conhecimentos e tecnologias de ponta para, ou acumular conhecimentos a respeito delas, ou praticá-los nos limites em que a realidade local proporcionava.

Desde 1977 o senhor participa ativamente do IRIB. Fale da sua atuação junto ao Instituto.
O IRIB sempre foi uma instituição que me ofereceu subsídios para desenvolver projetos e procurar dar incremento às técnicas e tecnologias registrais, fazendo com que eu progredisse muito como registrador imobiliário. Posso dizer que o IRIB, na minha vida, já pode ser considerado um “amor antigo”. Meu primeiro contato com essa agremiação nacional de registradores imobiliários, que hoje goza de grande prestígio nacional e internacional, começou em 1977, por ocasião da organização do 2º Encontro Nacional de Registradores Imobiliários e, de lá para cá, não faltei a nenhum desses eventos que congrega anualmente a categoria dos registradores imobiliários brasileiros.

Depois desse primeiro contato, passei a participar mais intensamente da vida institucional do IRIB, onde exerci diversos cargos em várias gestões, tais como Secretário, Diretor de Relações Públicas, Diretor Legislativo, Diretor de Assuntos Internacionais, entre outros, até chegar ao cargo de Vice-Presidente, com atuação voltada para o âmbito do Rio Grande do Sul. Assim, tenho um grande carinho pelo IRIB e muito orgulho em vê-lo como instituição técnica e científica que qualifica no mais alto nível os registradores imobiliários brasileiros. O Instituto tem destacado, também, pela qualidade de seus quadros e de seu trabalho, pondo em relevo o nome do Brasil como um país possuidor de uma escola registral que colabora para o dinamismo, a modernização e atualização da categoria dos registradores imobiliários em nível internacional.

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 5.12.2011



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