Em 18/09/2012

XXXIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil


IRIB faz uma avaliação do evento que reuniu registradores de 20 estados e do Distrito Federal


A 39ª edição do Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil - o mais expressivo evento dirigido à classe registral imobiliária brasileira - levou à capital alagoana, Maceió, registradores de imóveis de praticamente todo o país. Estiveram representados os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e do Distrito Federal.

Foram cinco dias dedicados exclusivamente ao debate de importantes temas tais como a regularização fundiária, condomínio edilício, registro de bens da União, reserva legal e o novo Código Florestal, princípio da concentração, a Lei de Registros Públicos, entre outros.

Para o presidente do IRIB, Francisco Rezende, os encontros cumprem a missão de orientar os registradores imobiliários quanto à correta aplicação das leis. "O Direito Registral Imobiliário se renova a cada dia e conclaves como este são de fundamental importância para a busca incessante por maior eficiência e segurança para o sistema de registro da propriedade imobiliária no Brasil", disse.

O vice-presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, elenca pontos positivos do evento. "Nosso 39º Encontro Nacional teve grande êxito. Todos puderam aproveitar imensamente os bons trabalhos aqui apresentados. Também foi importante constatar a volta de muitos amigos que estavam fora do IRIB já algum tempo e que retornam manifestando seu apoio ao trabalho dessa administração", afirmou.

Opinião de participantes
A registradora de imóveis em Criciúma/SC, Maria do Carmo de Toledo Afonso destacou a importância dos temas tratados, entre eles a regularização fundiária. “Nós enfrentamos grande dificuldade com a regularização. Ficamos ‘engessados’ e com receios, pois a lei é recente e a quantidade de situações é enorme. Sou associada ao IRIB antes mesmo do concurso e sempre que posso participo dos encontros”.

Para Sebastião David Correa Tourinho, registrador de imóveis em Palhoça/SC, o Encontro Nacional salientou a importância da presença da Secretaria do Patrimônio da União. “Com esse evento, inicia-se uma nova fase no trato com os imóveis da União, com a presença da SPU nos debates, manifestando o desejo de cooperação com os registradores de imóveis”.

Galeria de fotos

Baixe o material das palestras

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 18.09.2012



Compartilhe

  • Tags