skip to Main Content

Abertas as inscrições para o 37º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil

Estão abertas as inscrições para o37º Encontro Regional dos Oficiais deRegistro de Imóveis do Brasil, que será realizado entre nos dias 7 e 8 de junho, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, Alagoas. O evento, organizado pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), debaterá temas relacionados à regularização fundiária e inovações legislativas decorrentes da Lei nº 13.465/2017 e do Decreto nº 9.310/2018, além de outros temas relevantes para o futuro do Registrador de Imóveis.Clique aqui e faça já a sua inscrição.(link parahttps://irib.org.br/eventos/index/37o-encontro-regional-dos-oficiais-de-registro-de-imoveis)

Programação preliminar

Dia 7 de junho (quinta-feira)

8h às 9h –Credenciamento eWelcome Coffee

9h às 10h –Abertura solene: Sérgio Jacomino, Presidente do IRIB e autoridades convidadas.

10h às 11h –“Cadastro técnico multifinalitário e o Registro de Imóveis – uma interconexão necessária”. Palestrante: Doutora Mônica Jardim, professora na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal e presidente do Centro de Estudos Notariais e Registrais (CENOR).

11h às 12h –“ONR – Operador Nacional do Registro de Imóveis Eletrônico. Riscos e desafios”. Palestrante: Flauzilino Araújo dos Santos, registrador de Imóveis em São Paulo-SP e Diretor de Tecnologia do IRIB.

12h às 13h –“Direito Urbanístico e Registro de Imóveis”. Palestrante: Henrique Fernandes Campos, advogado e membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Seccional de Alagoas

13 às 15h –Almoço

15h às 16h –“Revisitando o Princípio da Especialidade Objetiva – determinação dos bens e direitos e coordenação com cadastros técnicos multifinalitários. Código Nacional de Matrícula – CNM (artigo 235-A, da Lei de Registros Públicos)”. Palestrante: Sergio Jacomino, registrador de Imóveis em São Paulo-SP e presidente do IRIB.

16 às 17h –“Direito Civil contemporâneo e os novos Direitos Reais. Tipicidade x Taxatividade – aspectos prático-teóricos”. Palestrante: Ivan Jacopetti do Lago, registrador de Imóveis em Paraguaçu Paulista-SP e diretor de Relações Internacionais do IRIB

17h às 17h30 –Coffe break

17h30 às 18h30 –“Direto real de laje (Decreto n º 9.310, de 15 de março de 2018)”. Palestrante: Pedro Pontes de Azevedo, Registro de Imóveis em Mata de São João –BA e Diretor do IRIB

Dia 8 de junho (sexta-feira)

8h30 às 9h –Welcome Coffee

9h às 11h –“Usucapião Extrajudicial – aspectos polêmicos”. Palestrante: Roberto Lúcio de Souza Pereira, registrador de Imóveis em Recife-PE e membro da Comissão do Pensamento Registral do IRIB (CPRI). Debatedora: Doutora Tânia Mara Ahualli – Juíza da 1ª Vara de Registros Públicos de São Paulo-SP

11h às 12h – “Condomínio de lotes e a Lei 13.465/2017”. Palestrante: Carlos Eduardo Elias de Oliveira, advogado e consultor legislativo do Senado Federal na área de Direito Civil, Processo Civil e Direito Agrário

12h às 14h –Almoço

14h às 15h –“Multipropriedade nas cidades turísticas. Novas perspectivas”. Palestrante: Rodrigo Toscano de Brito, advogado, professor de Direito Civil dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba e do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE

15h às 16h –“Titulação na regularização fundiária”. Palestrante: Sílvio Eduardo Marques Figueiredo, arquiteto e diretor de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades

16h às 16h30 –Coffe break

16h30 às 17h30 –“Condomínio urbano simples e a Lei 13.465/2017”. Palestrante: Rodrigo Numeriano Dubourcq Dantas, advogado e ex-consultor jurídico do Ministério das Cidades

17h30 às 18h30 –Debates

19h –Coquetel

Maceió

Maceió, capital de Alagoas, é banhada por lagoas, um mar que mescla o azul-turquesa e o verde-esmeralda e belas praias ornadas por jardins de coqueirais.Conhecida como “Paraíso das Águas”, hoje é considerada o “Caribe Brasileiro” devido às suas belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo.

Cultura

Caboclinho, Cavalhada, Chegança, Bumba Meu Boi, Coco Alagoano, Festa de Reis,Guerreiro, Pastoril,Reisado,Quilombo eZabumba estão entre as manifestações culturais que marcam o folclore da cidade.Além disso, artistas, escritores e músicos como o cantor e compositorDjavan eo poetaLêdo Ivo são ícones expressivos da cultura alagoana. O artesanato, representado pelofilée pela cerâmica, encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.

Praias

As praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas ficam em área urbana e compõem a orla marítima de Maceió, considerada a mais bonita do Brasil. Nessa área, é possível usufruir de excelentes hotéis, restaurantes, bares, pizzarias, cervejarias, ciclovia e um calçadão com quiosques. Ao final da tarde, ele se transforma em uma passarela perfeita para a prática de atividades físicas ou simplesmente para apreciar o pôr-do-sol. Também é possível conhecer praias mais afastadas no litoral norte, como Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica.

Gastronomia

A gastronomia alagoana é uma mistura das tradições indígenas, dos portugueses e dos africanos, que vieram para o Brasil como trabalho escravo.Índios, ou os primeiros habitantes do alagoano paraíso, deixaram a tradição da tapioca (panqueca de farinha de mandioca, também conhecida no Brasil como aipim ou macaxeira), muito saboreada no café da manhã e no final da tarde ao longo de toda a costa de Maceió.

Devido à grande presença de lagos, a cidade tem na sua cozinha tradicional pratos à base de moluscos, como oSururu Capote(com frutos do mar cozidos na casca com leite de coco, tomate, salsa e outros condimentos).

Hotel Ritz Lagoa da Anta

Com mais de 70 anos de atividades, os Hotéis Ritz do Brasil iniciaram suasoperações em Juiz de Fora/MG seguindo os padrões de qualidade implantados por Cesar Ritz – o “pai da hotelaria moderna” -, com o qual seu fundador CesarSampaio Coelho teve o privilégio de trabalhar no Ritz Lisboa, em Portugal.

Hoje, com operações também no Rio de Janeiro e Maceió, a rede conta com 10 unidades hoteleiras em três estados brasileiros, administrando mais de 3.500 leitos.

Centro de Convenções

OCentro de Convenções Aurélio Buarque de Holanda, localizado no 1° andar do Hotel, e ossalões do térreo,oferecem os maiores espaços particularespara eventosdo Estado de Alagoas. No total,são dez salões com capacidade para até 2.100 pessoas simultaneamente.

O Salão Hermeto Pascoal possui capacidade para 450 pessoas confortavelmente instaladas no formato auditório.

Back To Top
ACESSO À ÁREA DO ASSOCIADO



Esqueci a senha