Em 18/04/2018

Abertas as inscrições para o 37º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil


Estão abertas as inscrições para o 37º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, que será realizado entre nos dias 7 e 8 de junho, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, Alagoas. O evento, organizado pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), debaterá temas relacionados à regularização fundiária e inovações legislativas.


Estão abertas as inscrições para o 37º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, que será realizado entre nos dias 7 e 8 de junho, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, Alagoas. O evento, organizado pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), debaterá temas relacionados à regularização fundiária e inovações legislativas decorrentes da Lei nº 13.465/2017 e do Decreto nº 9.310/2018, além de outros temas relevantes para o futuro do Registrador de Imóveis. Clique aqui e faça já a sua inscrição. (link para http://irib.org.br/eventos/index/37o-encontro-regional-dos-oficiais-de-registro-de-imoveis)

 

Programação preliminar

Dia 7 de junho (quinta-feira)

8h às 9h - Credenciamento e Welcome Coffee

9h às 10h - Abertura solene: Sérgio Jacomino, Presidente do IRIB e autoridades convidadas.

10h às 11h – “Cadastro técnico multifinalitário e o Registro de Imóveis – uma interconexão necessária”. Palestrante: Doutora Mônica Jardim, professora na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal e presidente do Centro de Estudos Notariais e Registrais (CENOR).

11h às 12h – “ONR – Operador Nacional do Registro de Imóveis Eletrônico. Riscos e desafios”. Palestrante: Flauzilino Araújo dos Santos, registrador de Imóveis em São Paulo-SP e Diretor de Tecnologia do IRIB.

12h às 13h – “Direito Urbanístico e Registro de Imóveis”. Palestrante: Henrique Fernandes Campos, advogado e membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Seccional de Alagoas

13 às 15h – Almoço

15h às 16h – “Revisitando o Princípio da Especialidade Objetiva – determinação dos bens e direitos e coordenação com cadastros técnicos multifinalitários. Código Nacional de Matrícula – CNM (artigo 235-A, da Lei de Registros Públicos)”. Palestrante: Sergio Jacomino, registrador de Imóveis em São Paulo-SP e presidente do IRIB.

16 às 17h – “Direito Civil contemporâneo e os novos Direitos Reais. Tipicidade x Taxatividade – aspectos prático-teóricos”. Palestrante: Ivan Jacopetti do Lago, registrador de Imóveis em Paraguaçu Paulista-SP e diretor de Relações Internacionais do IRIB

17h às 17h30 – Coffe break

17h30 às 18h30 – “Direto real de laje (Decreto n º 9.310, de 15 de março de 2018)”. Palestrante: Pedro Pontes de Azevedo, Registro de Imóveis em Mata de São João –BA e Diretor do IRIB

 

Dia 8 de junho (sexta-feira)

8h30 às 9h - Welcome Coffee

9h às 11h – “Usucapião Extrajudicial – aspectos polêmicos”. Palestrante: Roberto Lúcio de Souza Pereira, registrador de Imóveis em Recife-PE e membro da Comissão do Pensamento Registral do IRIB (CPRI). Debatedora: Doutora Tânia Mara Ahualli - Juíza da 1ª Vara de Registros Públicos de São Paulo-SP

11h às 12h – “Condomínio de lotes e a Lei 13.465/2017”. Palestrante: Carlos Eduardo Elias de Oliveira, advogado e consultor legislativo do Senado Federal na área de Direito Civil, Processo Civil e Direito Agrário

12h às 14h - Almoço

14h às 15h – “Multipropriedade nas cidades turísticas. Novas perspectivas”. Palestrante: Rodrigo Toscano de Brito, advogado, professor de Direito Civil dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba e do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE

15h às 16h – “Titulação na regularização fundiária”. Palestrante: Sílvio Eduardo Marques Figueiredo, arquiteto e diretor de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades

16h às 16h30 – Coffe break

16h30 às 17h30 – “Condomínio urbano simples e a Lei 13.465/2017”. Palestrante: Rodrigo Numeriano Dubourcq Dantas, advogado e ex-consultor jurídico do Ministério das Cidades

17h30 às 18h30 – Debates

19h - Coquetel

 

Maceió

Maceió, capital de Alagoas, é banhada por lagoas, um mar que mescla o azul-turquesa e o verde-esmeralda e belas praias ornadas por jardins de coqueirais. Conhecida como “Paraíso das Águas”, hoje é considerada o “Caribe Brasileiro” devido às suas belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo.

Cultura

Caboclinho, Cavalhada, Chegança, Bumba Meu Boi, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo e Zabumba estão entre as manifestações culturais que marcam o folclore da cidade. Além disso, artistas, escritores e músicos como o cantor e compositor Djavan e o poeta Lêdo Ivo são ícones expressivos da cultura alagoana. O artesanato, representado pelo filé e pela cerâmica, encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.

Praias

As praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas ficam em área urbana e compõem a orla marítima de Maceió, considerada a mais bonita do Brasil. Nessa área, é possível usufruir de excelentes hotéis, restaurantes, bares, pizzarias, cervejarias, ciclovia e um calçadão com quiosques. Ao final da tarde, ele se transforma em uma passarela perfeita para a prática de atividades físicas ou simplesmente para apreciar o pôr-do-sol.  Também é possível conhecer praias mais afastadas no litoral norte, como Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica.

Gastronomia

A gastronomia alagoana é uma mistura das tradições indígenas, dos portugueses e dos africanos, que vieram para o Brasil como trabalho escravo. Índios, ou os primeiros habitantes do alagoano paraíso, deixaram a tradição da tapioca (panqueca de farinha de mandioca, também conhecida no Brasil como aipim ou macaxeira), muito saboreada no café da manhã e no final da tarde ao longo de toda a costa de Maceió.

Devido à grande presença de lagos, a cidade tem na sua cozinha tradicional pratos à base de moluscos, como o Sururu Capote (com frutos do mar cozidos na casca com leite de coco, tomate, salsa e outros condimentos).

Hotel Ritz Lagoa da Anta

Com mais de 70 anos de atividades, os Hotéis Ritz do Brasil iniciaram suas operações em Juiz de Fora/MG seguindo os padrões de qualidade implantados por Cesar Ritz – o “pai da hotelaria moderna” -, com o qual seu fundador Cesar Sampaio Coelho teve o privilégio de trabalhar no Ritz Lisboa, em Portugal.

Hoje, com operações também no Rio de Janeiro e Maceió, a rede conta com 10 unidades hoteleiras em três estados brasileiros, administrando mais de 3.500 leitos.

Centro de Convenções

O Centro de Convenções Aurélio Buarque de Holanda, localizado no 1° andar do Hotel, e os salões do térreo, oferecem os maiores espaços particulares para eventos do Estado de Alagoas. No total, são dez salões com capacidade para até 2.100 pessoas simultaneamente.

O Salão Hermeto Pascoal possui capacidade para 450 pessoas confortavelmente instaladas no formato auditório. 



Compartilhe