Em 25/09/2013

Ademar Fioranelli e Eduardo Augusto lançam livros durante o XL Encontro Nacional


Noite de autógrafos ocorreu na terça-feira, 24/9, em Foz do Iguaçu/PR


Duas obras indispensáveis aos registradores imobiliários foram lançadas na noite de terça-feira (24/9), no XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil: “Usufruto e Bem de Família – Estudos de Direito Registral Imobiliário”, de Ademar Fioranelli; e “Registro de Imóveis, Retificação de Registro e Georreferenciamento: Fundamento e Prática”, de Eduardo Augusto. O evento prossegue até sexta-feira (27), em Foz do Iguaçu/PR.

De autoria do registrador de imóveis em São Paulo/SP e membro do Conselho Editorial do IRIB, Ademar Fioranelli, “Usufruto e Bem de Família – Estudos de Direito Registral Imobiliário” representa um manual prático-teórico de grande utilidade para notários e registradores. O livro é uma publicação da Quinta Editorial.

Ademar Fioranelli é uma referência para notários e registradores brasileiros por unir experiência e aprofundamento nos estudos desta área. Por conta disso, o autor vem publicando livros e artigos que colaboram com a classe registral, trazendo reflexões e informações fundamentais para o exercício da atividade.

Por sua vez, "Registro de Imóveis, Retificação de Registro e Georreferenciamento: Fundamento e Prática" (Ed. Saraiva) é de autoria do diretor de Assuntos Agrários do IRIB e registrador de imóveis em Conchas/SP, Eduardo Augusto. O livro faz parte da série Direito Notarial e Registral e tem a coordenação do vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva.

No prefácio da obra, o professor José Manoel de Arruda Alvim Netto classifica o texto como uma valiosíssima contribuição ao estudo do sistema registral imobiliário. “Trata-se de estudo aprofundado, considerado, com acerto, pelo autor, como uma garantia do cidadão, ‘controle do povo e em favor do povo”. Segundo Arruda Alvim, enfatizou-se, ao longo de toda a obra, a função social exercida pelo registro, já que, nas palavras de Eduardo Augusto, este é, enfim, a garantia da liberdade, do estado democrático de direito e da dignidade da pessoa humana’.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 25.9.2013



Compartilhe