Em 02/02/2018

JDV - Proprietários rurais devem obter o CCIR 2017 do Incra pela internet


Para emitir o documento, proprietários e possuidores a qualquer título de imóveis podem acessar a página do Sistema Nacional de Cadastro Rural e obter o novo CCIR


Desde o dia 4 de dezembro, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) disponibiliza o Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) de 2017. Para emitir o documento, proprietários e possuidores a qualquer título de imóveis podem acessar a página do Sistema Nacional de Cadastro Rural e obter o novo CCIR. O certificado pode ser acessado, ainda, pelo portal da Sala da Cidadania Digital pelo portal Cadastro Rural.

Quem não tem acesso à internet pode procurar a Secretaria de Agricultura, ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaramirim, no caso de possuir propriedade no Município. Após o preenchimento será emitido o certificado e gerado boleto de guia de recolhimento da taxa cadastral, que tem valor simbólico. 

O CCIR só é validado após o pagamento no Banco do Brasil. O CCIR 2017 substitui os certificados dos exercícios anteriores e caso haja pendências, o sistema calcula automaticamente o valor a ser pago, acrescido de juros e multas. É importante ter em mãos o cadastro anterior do Incra para o preenchimento dos dados.

Fonte: JDV



Compartilhe