Em 06/07/2018

Clipping - Mídia News - Entrega de títulos encerra espera de mais de 30 anos de moradores do CPA (MT)


A concessão faz parte do programa “Endereço Certo”, da Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT)


O Governo do Estado entregou na noite desta quarta-feira (04.07), 3 mil títulos definitivos para moradores dos bairros CPA I, II, III e  IV, em Cuiabá. O documento assegura o direito à habitação e traz mais tranquilidade às famílias que há mais 30 anos aguardavam para receber o documento.
 
A concessão faz parte do programa “Endereço Certo”, da Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT), e que até o final do ano deve entregar cerca 15 mil títulos em todo o Estado.
 
Para atender a grande demanda do CPA, foi necessária a convocação de voluntários, conforme explicou o presidente da Desenvolve MT, José Adolpho Vieira. O evento contou com a presença de aproximadamente 7 mil pessoas.
 
“A nossa expectativa é zerar essas entregas até o final do ano e como vamos passar por bairros maiores, solicitamos apoio de voluntários para auxiliar na organização das filas e acolhimento - hoje conseguimos 250 pessoas. Vamos dar o melhor o atendimento para quem mais precisa”, ressaltou o presidente.
 
Segundo os moradores, a maioria não tinha condições de regularizar o imóvel, devido ao valor do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Com o documento nas mãos, as questões burocráticas deram lugar a emoção e gratidão visível nos olhos de dona Rita Dias da Silva, 72, que emocionada, relatou que este era um sonho dela e do seu companheiro de vida que faleceu há quatro anos. Ela mora há mais de 40 anos no CPA II.
 
“Passei muita ansiedade e incerteza todos esses anos. Agora ganhei meu título que não tinha condições de tirar. O sonho do meu esposo era ter este documento e tenho certeza que se se estivesse aqui estaria feliz também”, disse.
 
A aposentada foi uma das pacientes atendidas durante a 14ª Caravana da Transformação em Cuiabá, realizada em abril deste ano e fez questão de contar as mudanças após a cirurgia de catarata nos dois olhos.
 
“Tinha medo de andar sozinha em casa, porque via tudo como se tivesse uma fumaça na minha frente. Depois da cirurgia recuperei a visão e estou mais independente”, finalizou.
 
João Viana de Oliveira, 67, foi um dos primeiros moradores a ocupar as casas no bairro CPA IV no ano de 1984. Segundo ele, o local ainda não estava pronto, mas aos poucos as coisas foram se ajeitando.
 
“Quando nos mudamos não tinha luz ou água encanada. Em 1986 tentamos fazer empréstimo para ampliar a casa foi a maior decepção, porque não tínhamos o título do imóvel e senti uma tristeza muito grande. A maior alegria que esse povo vai ter hoje é de ser o dono do seu imóvel e poder mexer na casa da forma que quiser”.
 
O documento definitivo concede ainda segurança jurídica, inserindo os moradores na cidade formal, com a oficialização do CEP.
 
“Esta entrega significa dignidade e o fim do medo das pessoas em perderem suas casas. Este é um dos momentos mais importantes da minha vida pública, pois não há nada mais importante que dar ao cidadão o direito ao imóvel”, afirmou o governador Pedro Taques.
 
Fonte: Mídia News
 


Compartilhe