Em 23/08/2018

Clipping – Gazeta Web - Donos de imóveis são convocados para atualizar dados junto ao município (AL)


Moradores da Gruta, Serraria e do Jardim Petrópolis têm até o dia 20 de setembro para atender ao chamado


Aproximadamente 2.500 moradores dos bairros Gruta, Serraria e do Conjunto Jardim Petrópolis, em Maceió, estão sendo notificados para atualizar dados de imóveis na Prefeitura de Maceió. As informações interferem diretamente na projeção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e os contribuintes notificados têm até 20 de setembro para agendar uma visita na sede da Secretaria Municipal de Economia (Semec), por meio do site da pasta.
 
Após um levantamento feito com imagens de satélite, a Semec encontrou divergências entre as áreas dos imóveis registradas na Prefeitura e as áreas construídas atualmente. O estudo indica que proprietários de imóveis fizeram alterações, mas não comunicaram aos órgãos competentes da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) e Semec.
 
O trabalho foi iniciado na Gruta, Serraria e no Conjunto Jardim Petrópolis após análise que constatou um alto número de divergências. Em seguida, as notificações acontecerão nos bairros do Pinheiro e da Pitanguinha.
 
"Temos imóveis cadastrados como terrenos, mas são casas e, em alguns casos, condomínios, e que continuam pagando o imposto sobre a área de terreno. A informação está defasada e precisamos corrigir estes erros, visando a prática da justiça fiscal", explicou Gilberto Meister, coordenador de Atendimento da Semec.
 
O contribuinte que discordar da alteração identificada pode solicitar a revisão, anexando documentos que comprovam a situação do imóvel.
"O IPTU de 2019 será calculado de acordo com a avaliação das imagens que obtemos por satélite. O contribuinte pode contestar, mas para quem não se manifestar até o dia 20 de setembro será configurada a concordância e aceitação da nova área de construção", informou o auditor fiscal da Semec, Giselio Almeida.
 
Fonte: Gazeta Web
 


Compartilhe