Em 03/06/2017

Curso de iniciação aborda gestão da qualidade e discute normas da CGJ/PR


Os conferencistas convidados foram os registradores de imóveis Bianca Castellar de Faria, Francisco José Barbosa Nobre e Gabriel Fernando do Amaral


O Curso de Iniciação na Atividade Registral Imobiliária, promovido pelo IRIB em Curitiba/PR, no último sábado (3/6), abordou temas essenciais para aqueles que entraram na atividade registral imobiliária recentemente. Na segunda parte do curso, os participantes assistiram aulas sobre “Gestão da Qualidade” e “Normas e procedimentos locais”.

Coordenadora da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário – CPRI, Bianca Castellar de Faria tratou da gestão da qualidade, a partir da sua experiência à frente do 1º Registro de Imóveis de Joinville. Segundo a palestrante, são vários os motivos para investir em gestão: maior segurança jurídica, satisfação usuário, motivação da equipe, entre outros. “Um serviço de excelência envolve 30% de conhecimento jurídico e 70% de gestão. A gestão eficiente não é um favor que fazemos ao usuário, é uma obrigação. A partir do momento que escolhemos a carreira de registradores de imóveis, assumimos o compromisso de prestar um serviço de excelência”, afirmou.

A presidente do Colégio Registral de Santa Catarina disse que o primeiro passo foi realizar um diagnóstico organizacional no cartório. Depois foi elaborado um planejamento estratégico e estabelecidos objetivos a serem atingidos. “Uma das nossas metas foi quanto à agilidade do atendimento, buscando reduzir o tempo de espera para três minutos. Hoje, alcançamos a marca de  2,83 minutos”, conta Bianca Castellar.  

Também foram reduzidos prazos de execução dos serviços: para o registro, a média de 2,89 dias, as certidões de inteiro teor são emitidas na hora, as certidões de ônus e ações saem em 24 horas e as certidões de busca, transcrições e ofícios em 48 horas.

Normas e procedimentos locais

Coube ao registrador de imóveis em Piraquara e vice-presidente do IRIB para o Estado do Paraná, Francisco José Barbosa Nobre, fazer uma análise do Código de Normas Extrajudiciais da Corregedoria-Geral de Justiça, destacando os dispositivos mais importantes e que causam dúvidas.

Participou do painel o registrador de imóveis de Guaratuba/PR, Gabriel Fernando do Amaral, que tratou do princípio da continuidade e o registro de cessões de direitos em partilhas na prática registral. Também foi convidada para a mesa de debate a registradora de imóveis em Londrina, Caroline Feliz Sarraf Ferri.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 3.6.2017



Compartilhe

  • Tags