Em 22/01/2018

Governo do MA: Entrega de 700 novos títulos de imóveis já beneficia quase 5 mil famílias na Cidade Olímpica


Com títulos de terras e registro dos imóveis em mãos, equipes da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) percorreram ruas do bairro entregando os documentos que conferem a segurança jurídica da posse dos bens


Durante o fim de semana, 700 famílias tiveram um domingo (21.01) diferente na Cidade Olímpica em São Luís. Com títulos de terras e registro dos imóveis em mãos, equipes da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) percorreram ruas do bairro entregando os documentos que conferem a segurança jurídica da posse dos bens. Com a nova entrega, já são quase 5 mil famílias beneficiadas apenas na Cidade Olímpica.

Viviane da Silva Brito foi uma das moradoras que gostou da surpresa de receber a equipe do Governo em sua casa.

“Esperava esse título há bastante tempo, mais de dez anos que moramos aqui e foi uma surpresa muito agradável”, comentou.

Fiscal de uma loja, ela e o esposo já tinham tentado tirar o título outras vezes, mas não tinham resposta definitiva, ela contou o que a assinatura do documento significou para a família: “Estabilidade de ter certeza de que a nossa casa é uma residência própria e nossa”.

Além da posse definitiva da casa ou terreno onde moram, o documento possibilita que as famílias possam pleitear melhorias para suas residências.

“A partir desse documento, as pessoas podem, por exemplo, buscar financiamentos em bancos, aproveitando benefícios de programas habitacionais para melhorar suas moradias; o imóvel fica valorizado, enfim elas passam a ter acesso a uma série de direitos que devem ser garantidos ao cidadão”, explicou a secretária da Secid, Flávia Alexandrina Moura.

O processo de regularização fundiária e imobiliária de interesse social, categoria em que se enquadram os beneficiários do programa de regularização executado pela Secid, envolve desde o mapeamento socioeconômico das famílias até a consideração de aspectos legais.

“Estamos próximo de 5 mil títulos entregues aqui na Cidade Olímpica e eles são entregues a partir de um trabalho organizado, a equipe vem à comunidade, pesquisa o perfil das famílias, faz medições na casa, nos lotes e a partir daí observamos se a situação se enquadra nas exigências da lei de regularização fundiária e imobiliária”, explicou Flávia Alexandrina.

Surpresa

A cozinheira Marijoina Silva Ribeiro também esperava há muito tempo pelo título. Ela mora há 20 anos na casa com o marido e as filhas e após a longa espera viu um sonho rapidamente realizado.

“A gente esperava há muito tempo, e isso é para o nosso benefício, não esperava que chegaria assim hoje num domingo. A gente só tem que agradecer e ficar muito feliz!”, comemorou.

Fonte:  Governo do Estado do Maranhão



Compartilhe