Em 31/03/2016

ICMBio: Criada a 557ª reserva particular do patrimônio natural


O proprietário terá apoio de técnicos do ICMBio, órgão responsável por viabilizar a criação das reservas particulares no Brasil


O Diário Oficial da União, no dia 29/3, publica portaria assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Claudio Maretti, criando a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caburé, no município de São José do Barreiro, em São Paulo. Com essa, já são 557 RPPNs no país.

De acordo com a portaria, a RPPN Caburé ocupa 114 hectares dos 171 hectares do Sítio do Rio Bonito, de propriedade de Sergio Lutz Barbosa, que cuidará, a partir de agora, da administração da reserva, conforme prevê a lei. Para isso, ele terá apoio de técnicos do ICMBio, órgão responsável por viabilizar a criação das reservas particulares no Brasil.

Segundo a Lei nº 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), RPPN é a única categoria de unidade de conservação que pode ser criada a partir da iniciativa do próprio dono da terra. A responsabilidade pela gestão fica por conta do proprietário, mas a supervisão é feita pelo ICMBio. 

Serviço

Para criar uma RPPN e dar a sua contribuição para a conservação da natureza, clique aqui e aqui e fique por dentro de tudo o que é preciso fazer.

Fonte: ICMBio

Em 29.03.2016



Compartilhe