Em 01/06/2018

II Jornada Registral do IRIB em Santa Catarina. Auditório lotado confirma o sucesso da iniciativa


Cerca de cem pessoas participaram da II Jornada Registral sobre Usucapião e Regularização Fundiária Urbana, realizada nos dias 18 e 19 de maio, em Balneário Camboriú, com apoio do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina.


Cerca de cem pessoas participaram da II Jornada Registral sobre Usucapião e Regularização Fundiária Urbana, realizada nos dias 18 e 19 de maio, em Balneário Camboriú, com apoio do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina.

O diretor de Tecnologia da Informação do IRIB, Flauzilino Araújo dos Santos (1º RI, São Paulo, SP), apresentou o tema de maior impacto para a classe em todo o Brasil neste momento de implantação do registro eletrônico. De forma simples e didática esclareceu o que está por trás das siglas hoje estreitamente associadas ao futuro da atividade: SINTER (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais), SREI (Sistema de Registro de Imóveis eletrônico) e ONR (Operador Nacional do Registro de imóveis eletrônico). Publicamos, a seguir, um extrato das principais ideias expostas na palestra.

A diretora da Escola Nacional dos Registradores Imobiliários – ENR, Daniela Rosário Rodrigues, tratou da regularização fundiária urbana. Os registradores Bianca Castellar de Faria (1º RI de Joinville, SC) e Luiz Eduardo Freyesleben Silva (RI de Curitibanos, SC) abordaram a usucapião extrajudicial.

Segundo Daniela Rosário, a Jornada foi extremamente produtiva graças ao grande interesse dos registradores catarinenses. “Não conseguimos nunca encerrar as atividades no horário tal o envolvimento dos nossos colegas. Eles são muito participativos, o que enriqueceu bastante o debate.”

Para a diretora da ENR, as jornadas constituem um amplo mecanismo de união entre os registradores do Estado e uma forma de propiciar a discussão de dúvidas comuns a todos. Por essa razão, o IRIB vai divulgar as conclusões tiradas dos debates. Esse conteúdo poderá servir de parâmetro para os colegas do Estado e de fonte de consulta para todos os outros. “A ideia é que a disseminação desse conhecimento, com a consequente uniformização de procedimentos e critérios, torne o exercício da atividade mais seguro e tranquilo”.

A Diretora Social, Naila de Rezende Khuri, reforça o entendimento da Diretora Daniela Rosario de que os encontros entre os registradores do Estado é um momento único para trocar experiências e conhecimentos que contribuíram ao aperfeiçoamento da gestão dos serviços de registro. A Diretora Social conclama aos colegas, aos operadores do direito e a todos aqueles que se interessam pelo estudo do REGISTRO DE IMÓVEIS que participem do 37º ENCONTRO DOS REGISTRADORES DE IMÓVEIS em MACEIÓ- AL, onde serão discutidos temas sensíveis da regularização fundiária urbana e os desafios institucionais do Registro de Imóveis.

I PALESTRA - Registro de Imóveis e SINTER: a necessária interconexão entre registro e cadastro. Flauzilino Araújo dos Santos – 1º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo (SP). Diretor de Tecnologia da Informação do IRIB. Acesse a íntegra aqui.

 



Compartilhe