Em 24/03/2014

Incra/MG cria dois primeiros assentamentos com capacidade para 113 famílias


Com a criação das novas áreas, o Incra/MG contabiliza 275 assentamentos no estado, com capacidade para 15,9 mil famílias de agricultores familiares


O Incra em Minas Gerais criou dois assentamentos rurais com capacidade para 113 famílias com a publicação de duas portarias no Diário Oficial da União (DOU) do dia 21 de março de 2014.

O assentamento Nova Conquista II foi criado em Campo do Meio, no Sul de Minas Gerais, na fazenda Ariadinópolis, com capacidade para 13 famílias. Já o, Dênis Gonçalves, em Goianá, Zona da Mata, tem capacidade para 100 famílias.

A antiga fazenda Fortaleza de Sant´Anna, onde foi criado o assentamento Dênis Gonçalves, foi desapropriada após decreto presidencial, declarando-a de interesse social para fins de reforma agrária, em dezembro de 2011. A autarquia tomou posse da fazenda em agosto de 2013 em ação de desapropriação onde depositou o valor de R$11,5 milhões, apurados em laudo de avaliação.

Apesar de apenas 1,9 mil dos 4,6 mil hectares do imóvel ser passível de exploração por trabalhadores rurais, a área apresenta potencial para exploração de turismo rural já que é constituído de patrimônio histórico e arqueológico.

Nas atividades rurais, devido ao seu alto potencial hídrico, tem previsão de potencial para pecuária leiteira, horticultura, produção de grãos e eucaliptos.

Os 300 hectares da antiga fazenda Ariadinólpolis, que constituem o Nova Conquista II, foram doados ao Incra pela Secretaria de Patrimônio da União, em setembro de 2011. A área foi concedida à União, em ação de execução fiscal por dívidas do antigo proprietário. Em vistoria do Incra, foi constatado o potencial para plantação de grãos como milho e feijão que já são cultivados pelas famílias que vivem no local.

Com a criação das novas áreas, o Incra/MG contabiliza 275 assentamentos no estado, com capacidade para 15,9 mil famílias de agricultores familiares.

Fonte: Incra

Em 24.3.2014



Compartilhe