Em 18/06/2015

Incra: Movimentos sociais elaboram propostas para assentamentos


As propostas estão relacionadas à regularização fundiária e ambiental, criação de centros de comercialização para os assentados, entre outros


Os movimentos sociais do campo elaboraram propostas para o desenvolvimento sustentável em assentamentos da reforma agrária na Amazônia, em conferência realizada em Ji-Paraná (RO), nos dias 11 e 12 de junho, no Centrer/Emater, com a participação de representantes dos assentamentos e da superintendência regional do Incra no estado.

A realização de oficinas antecedeu a conferência e a estratégia é a construção de uma proposta que se somará ao resultado de outras iniciativas realizadas nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Pará.

De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Fábio Menezes, as propostas vêm da base e estão relacionadas à regularização fundiária e ambiental, assistência técnica, agroecologia, criação de centros de comercialização para os assentados e qualidade da educação do campo.

O engenheiro agrônomo do Incra/RO e representante da autarquia no evento, Ademir Lima, considerou muito oportuna a parceria entre os movimentos sociais e o órgão agrário. “São duas partes fundamentais desse processo e os movimentos sociais estão conscientes de que têm que estar com o Incra para juntos buscarmos a valorização dos assentamentos, o que somente será possível com o fortalecimento do órgão”.

A próxima etapa será o encaminhamento das propostas consolidadas para os colegiados dos Territórios da Cidadania, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra, a fim de subsidiar as políticas públicas voltadas à reforma agrária. O evento foi organizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), CUT, Fetagro, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Contag, com apoio do Incra e da Fundação Ford.

Fonte: Incra

Em 17.6.2015



Compartilhe