Em 20/06/2012

IRIB comemora 38 anos de lutas e conquistas


Francisco Rezende comenta a trajetória e os desafios do Instituto


Nesta terça-feira (19/6), o IRIB comemora 38 anos de atuação em prol dos registradores de imóveis do Brasil. O Instituto nasceu em 1974, em São Paulo, durante a realização do I Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, de 12 a 19 de junho. A ideia do registrador Julio de Oliveira Chagas Neto, ganhou de imediato a simpatia e o apoio dos participantes. Numa atitude visionária, ele defendeu a necessidade de se criar uma entidade de abrangência nacional que promovesse a interação e o crescimento dos profissionais do registro de imóveis no país.

Assim nascia o IRIB, com a missão prioritária de ser o órgão de estudos dedicado ao universo do registro de imóveis. Desde então, o Instituto vem se dedicando ao aperfeiçoamento técnico de seus associados, por meio de encontros regionais, nacionais e até mesmo internacionais. Também se consolidou como produtor de doutrina registral imobiliária, com a publicação de boletins informativos, revistas e livros. Em 2010, uma mudança estatutária conferiu ao Instituto o papel de representante político-institucional dos registradores imobiliários brasileiros.

Relembrando a importância do projeto de vanguarda que orientou a criação do IRIB, o atual presidente, Francisco José Rezende dos Santos, destaca que o Instituto representa um marco na história do direito brasileiro. "Esse marco vai se reafirmando com as atuais ações, que projetam o IRIB no cenário jurídico brasileiro com muito mais intensidade. Nossa função é atualizar constantemente os registradores, auxiliando-os no enfretamento dos novos desafios, pois temos de realizá-los com muito mais efetividade do que órgãos como Judiciário e Administração Pública. Um desses desafios é o registro eletrônico, que dará uma dimensão muito maior ao sistema registral imobiliário", afirma.

História

Ata de fundação

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.06.2012



Compartilhe

  • Tags