Em 23/08/2011

IRIB divulga a programação do Encontro Nacional em Fortaleza


O cronograma mostra os temas, palestrantes e debatedores do Evento


A programação do XXXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil em Fortaleza (CE) já se encontra disponível no site do IRIB. No evento, que ocorrerá no período de 19 a 23 de setembro, serão abordados três grandes temas: “O cartório dos novos tempos”, “Segurança jurídica” e “Imóveis rurais”.

Ao todo, estão programadas 21 palestras, totalizando 30 horas de discussões. Serão debatidos assuntos como “O registro de imóveis e o princípio da concentração”; “A segurança jurídica na manifestação de vontade e a sua consolidação como direito real”, “O registro de direitos frente à crise imobiliária global” e “A segurança jurídica no registro eletrônico e o desenvolvimento de novas tecnologias”, entre outros.

O Encontro Nacional também dedicará espaço na sua programação para palestras que vão preparar os cartórios para os desafios dos novos tempos: selagem eletrônica, gestão de resultados, atendimento ao usuário dos serviços, equipes eficazes, mapeamento de processos, recursos tecnológicos aplicados à atividade registral, responsabilidade socioambiental. Será um dia inteiro de conferências focado na qualidade dos serviços dos cartórios, demonstrando casos de sucesso e exemplos práticos que serão de grande valia para todos os registradores de imóveis.

Dentro do terceiro tema - Imóveis Rurais -, serão realizados debates acerca da aquisição de imóveis rurais por estrangeiros, do georreferenciamento e da qualificação na retificação.

Além das palestras e do tradicional pinga-fogo, serão lançados dois livros no evento: "A Previdência Social e o Registro de Imóveis", de Ulysses da Silva, registrador aposentado e membro do Conselho Jurídico Permanente do IRIB, e "Noções Fundamentais de Direito Notarial e Registral", escrito por Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, registrador em Teresópolis (RJ) e diretor de Relações Internacionais do IRIB.

Mais detalhes podem ser encontrados na área de eventos do site do IRIB.

Programação

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 23.08.2011



Compartilhe

  • Tags