Em 15/05/2017

IRIB realiza curso para novos registradores de imóveis em Salvador/BA


Evento é promovido em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça da Bahia. Aulas ocorrem até terça-feira, dia 16/5, com participação de registradores e colaboradores dos cartórios e servidores do TJBA


Registradores de imóveis, aprovados no primeiro concurso público realizado no estado Bahia, participam do Curso de Iniciação nas Atividades Registrais Imobiliárias, que acontece nesta segunda e terça-feira, em Salvador, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia. O evento é organizado pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça.

O evento tem como objetivo recepcionar os novos oficiais de registro de imóveis do estado da Bahia, e traz alguns procedimentos práticos sobre o funcionamento do registro de imóveis. Questões como etimologia, origem das atividades, sistemas de registro, regulamentação, obrigações, deveres e direitos, livro diário e livro de caixa, obrigações administrativas serão discutidos até amanhã. Temas mais atuais, como o futuro do registro de imóveis e o registro eletrônico também estão na pauta.

Na abertura do curso, o presidente do IRIB, Sérgio Jacomino, agradeceu o apoio do Tribunal de Justiça na realização do evento e destacou a importância da iniciativa. “É uma honra estar aqui neste momento, quando temos a oportunidade de estabelecer um relacionamento mais próximo com os colegas registradores do estado da Bahia, construindo um canal de diálogo e interação, que é tão importante para tornarmos o registro imobiliário brasileiro um pouco mais longevo e, assim, prestarmos bons serviços à sociedade brasileira”, disse.

O corregedor- geral da justiça, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, falou do relevante papel dos novos registradores e notários do estado. “O Tribunal de Justiça conseguiu realizar e concluir este concurso, do qual os senhores participaram. Hoje, temos a oportunidade de aprender mais um pouco da matéria registral imobiliária, que faz parte do nosso cotidiano. Desta forma, reconheço a importância de cada um de vocês. A população baiana e o TJBA esperam dos senhores  empenho nessa nova etapa no serviço extrajudicial do estado da Bahia”, afirmou.

A corregedora das comarcas do interior, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, por sua vez, ressaltou que as Corregedorias estão empenhadas no trabalho de implantação das serventias extrajudiciais baianas. “Estamos vivendo um momento que jamais aconteceu em nosso estado, com os serviços notariais e registrais sendo entregues aos novos delegatários. Esse é um trabalho que exige muito empenho, dedicação e cuidado. Vamos continuar atuando dessa forma, dentro das regras, para que esta e as próximas etapas da privatização do serviço extrajudicial aconteçam dentro da normalidade e que todos os direitos sejam respeitados”.  

A solenidade de abertura, na manhã de segunda-feira, contou ainda com as presenças do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcelo Martins Berthe (que participou diretamente da organização do curso); do vice-presidente do IRIB para o Estado da Bahia, Milton Barbosa da Silva, da juíza assessora da Corregedoria-Geral de Justiça e coordenadora dos cartórios extrajudiciais da capital, Andrea Paula Matos Rodrigues de Miranda, e a diretora da Escola Nacional de Registradores, Daniela Rosário Rodrigues.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 15.5.2017



Compartilhe