Em 01/02/2011

Já começou o ano legislativo 2011


Conheça os novos representantes do povo brasileiro no Congresso Nacional


Tomaram posse no dia 1º de fevereiro, em Brasília, os deputados federais e senadores eleitos em 2010.

Os deputados são de 22 partidos diferentes sendo que, apenas 17% são do PT, maior partido do país. A nova Câmara, que terá 46% de renovação, possui profissionais das áreas do Direito, Saúde e Educação.

Quanto aos senadores, 81 irão integrar a 54ª Legislatura. Destes, 54 foram eleitos ou reeleitos em outubro de 2010 para um mandato de oito anos e tomam posse no dia 1º de fevereiro. Os demais estão ainda cumprindo mandato que se encerra em 2015.

Os partidos grandes (com mais de 51 deputados) conquistaram 220 cadeiras, os médios (entre 6 e 51 deputados) fizeram 275 e os menores partidos contam com apenas 18 das 513 cadeiras.

Confira a lista dos Deputados eleitos 
Confira a lista dos Senadores eleitos 

Mesa Diretora da Câmara

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é composta pelo presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários. O mandato é de dois anos, sem direito a reeleição, apesar de poder haver recondução entre legislaturas diferentes.

Cabe à maior bancada indicar o candidato à Presidência. O Regimento Interno da Câmara determina que a composição da Mesa siga, tanto quanto possível, critérios de proporcionalidade entre os partidos e bancadas, como na escolha dos presidentes das comissões. Também é assegurada, pelo regimento, a participação de um deputado da minoria na Mesa, mesmo que não lhe caiba uma vaga pelo critério de proporcionalidade.

Na prática, os partidos negociam uma divisão dos cargos e geralmente há um candidato oficial do partido, mas outros deputados da legenda se lançam como candidatos. No caso da Presidência, qualquer parlamentar de qualquer partido pode se candidatar, por liberalidade da Mesa.

Para a definição das vagas dos partidos ou blocos na Mesa segundo o critério de proporcionalidade, é levado em conta o número de candidatos eleitos por legenda, desconsideradas mudanças de filiação depois do resultado proclamado pela Justiça Eleitoral. Se algum integrante da Mesa mudar de partido, perderá automaticamente o cargo. Caso isso ocorra até 30 de novembro do segundo ano de mandato, haverá nova eleição para o cargo, dentro de cinco sessões. Se a vacância ocorrer depois dessa data, a Mesa designará um dos integrantes titulares para responder pelo cargo.

Funções

Os integrantes efetivos da Mesa não podem fazer parte de liderança nem de comissão permanente, especial ou de inquérito (conheça suas atribuições no infográfico ao lado). A Mesa funciona como uma comissão para decidir sobre assuntos internos, e entre suas funções destacam-se:

- direção de todos os serviços da Casa;
- promulgação, juntamente com a Mesa do Senado Federal, de emendas à Constituição;
- proposição de ação de inconstitucionalidade, por iniciativa própria ou a requerimento de deputado ou comissão;
- fixação, no início da primeira e da terceira sessões legislativas da legislatura, ouvido o Colégio de Líderes, do número de deputados por partido ou bloco parlamentar em cada comissão permanente;
- declaração da perda do mandato de deputado por deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa; que perder ou tiver suspensos os direitos políticos; e quando for decretado pela Justiça Eleitoral;
- autorização para assinatura de convênios e de contratos de prestação de serviços.

Assessoria de Imprensa do IRIB com informações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e do TSE
Em 1º/02/2011



Compartilhe

  • Tags