Em 24/10/2011

Judiciário de MS já conta com 31 comarcas digitais


A experiência com o aperfeiçoamento das ferramentas já atinge quase 60% de todo o Estado


Em ritmo acelerado, a partir desta segunda-feira (24) o Estado passa a contar com mais duas comarcas digitais: Sonora e Nova Andradina. Na semana anterior foi a vez de Nioaque e Rio Negro. Mato Grosso do Sul atinge a marca de 57,4% de suas comarcas digitalizadas.

 A experiência do processo digital começou a funcionar em Mato Grosso do Sul em fevereiro de 2005 com o projeto piloto da 10ª Vara do Juizado Especial. Como não havia precedentes no país, foi preciso que as equipes do Tribunal de Justiça desenvolvessem o conhecimento necessário para a digitalização de processos.

Cinco anos depois, com o aperfeiçoamento da tecnologia, tornou-se possível a digitalização das varas da justiça comum e até mesmo de comarcas inteiras que teve início em junho de 2010, com o piloto em Dois Irmãos do Buriti.

Neste ano de 2011, as inovações continuam: no dia 2 de setembro, um marco para o Estado foi a realização do primeiro júri digital do país. O feito foi realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande. Não houve papel, de modo que jurados, advogados, promotores, juiz e demais presentes visualizavam o processo por meio de notebooks e por um telão projetado no auditório do Tribunal do Júri.

Fonte: TJMS

Em 24.10.2011



Compartilhe