Em 04/12/2015

Propostas do IRIB podem contribuir para a desburocratização dos serviços registrais imobiliários


Estudo feito pela CPRI foi entregue a integrantes da Comissão de Desburocratização do Senado Federal


Atendendo a convite formulado pela Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil - Anoreg-BR, o IRIB participou na terça-feira, dia 1º/12, de reunião com representantes da Comissão de Desburocratização do Senado Federal. O vice-presidente do Instituto para Estado de Minas Gerais e membro nato do Conselho Deliberativo, Francisco José Rezende dos Santos, representou o presidente do Instituto, João Pedro Lamana Paiva.

Também estiveram presentes os demais institutos membros: Colégio Notarial do Brasil, Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – IEPTB; Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil – IRTDPJ Brasil. O presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, foi representado pelo secretário-geral, Germano Carvalho Toscano de Brito. Por parte do Senado, participou o integrante da Comissão, Eumar  Novack , além dos assessores Clarita Costa Maia e Fábio Fernando Fernandes. Na próxima semana, deverão ocorrer reuniões com representantes de cada especialidade para discussão e detalhamento das propostas da classe notarial e registral.

Os presidentes dos institutos membros tiveram a oportunidade de apresentar propostas que podem contribuir com a desburocratização dos serviços notariais e registrais. “Da parte do Registro de Imóveis, apresentamos um conjunto de 17 sugestões que, se acatadas, poderão representar grande avanço e benefícios para todo o sistema registral e para a sociedade”, disse Francisco Rezende, que integra a Comissão do Pensamento Registral Imobiliário (CPRI-IRIB).

Coube à CPRI, a tarefa de levantar, analisar e propor soluções que representem a desburocratização dos serviços prestados pelos cartórios de Registro de Imóveis. A comissão é formada por registradores imobiliários dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso. Foram realizadas várias reuniões de trabalho que resultaram no estudo apresentado, com o total aval da presidência do Instituto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB 

Em 03.12.2015



Compartilhe