Em 22/02/2013

"Sobrecadastramento de terras; quem tem "culpa no cartório" não é o cartório!"


O alerta é feito diretor de assuntos agrários do IRIB, Eduardo Augusto, em resposta a reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo


Foi veiculado pelo jornal O Estado de S. Paulo, neste mês, uma série de reportagens sobre o grande problema do cadastro fundiário do país, em que o total de imóveis rurais cadastrados supera a extensão territorial do país. O IRIB contou com o auxílio do diretor de assuntos agrários e registrador de imóveis em Conchas/SP, Eduardo Augusto, para elaborar uma resposta ao veículo de comunicação, deixando claro o posicionamento do Instituto acerca das informações veiculadas.

Segundo Eduardo Augusto, trata-se de uma questão antiga, de conhecimento geral, sendo, inclusive, um dos principais motivos da criação da legislação do georreferenciamento, cuja aplicabilidade está colaborando para a solução desse problema. No entanto, o texto das reportagens comete uma grande injustiça com a atividade registral imobiliária. "Ao confundir os conceitos de 'cadastro' e 'registro', deduz, equivocadamente, que a responsabilidade por essa lamentável situação é do Registro de Imóveis, devido a fraudes e erros cometidos dentro dos cartórios. Partindo de premissas falaciosas, o autoritário dedo da acusação acabou sendo apontado para o lado errado", afirma.

Leia a resposta do IRIB ao jornal Estado de São Paulo

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 22.02.2013



Compartilhe

  • Tags