Em 02/05/2012

Registro de Imóveis da 1a Zona de Porto Alegre cria serviço online para busca de matrículas e certidões


Iniciativa é do registrador imobiliário da 1a Zona de Porto Alegre e vice-presidente do IRIB pelo Estado do Rio Grande do Sul João Pedro Lamana Paiva


O registrador imobiliário da 1a Zona de Porto Alegre e vice-presidente do IRIB pelo Estado do Rio Grande do Sul João Pedro Lamana Paiva, está disponibilizando à comunidade um serviço de atendimento pela internet, batizado de “Matriculas on line”.

A proposta do atendimento a distância é dispensar o usuário de deslocar-se de seu escritório ou de sua casa. A novidade vem ao encontro das necessidades criadas pela dificuldade de mobilidade urbana. “As pessoas querem sair cada vez menos de seu ambiente de trabalho ou de sua casa para usar serviços de toda ordem”, justifica Lamana Paiva. Além de liberar o usuário das dificuldades do trânsito, o serviço garante maior agilidade, economia de tempo e menor despesas, já que os emolumentos cobrados são iguais aos do serviço prestado em balcão.

O “Matrículas On-Line” é um serviço que disponibiliza, através da Internet, consultas às matrículas imobiliárias da 1ª Zona de Porto Alegre. O serviço também permite que os usuários peçam certidões de propriedade.

O sistema funciona no formato de créditos. Para ter acesso ao serviço, basta que o usuário cadastre-se, realizando um depósito inicial, que fica de crédito para o uso de serviços. Depois de receber seu login e senha pessoal, ele pode usufruir dos serviços do cartório de registros, em qualquer hora do dia. Assim, ele pode saber a situação de um imóvel sem sair do seu local de trabalho ou de sua casa.

Depois de cadastrado, o usuário a cada novo pedido de serviço, o usuário recebe uma senha, e o sistema emite um boleto de cobrança. Quando o sistema do tabelionato registrar a entrada do pagamento, a senha é automaticamente liberada para a consulta e emissão de certidão, de acordo com a solicitação do usuário.

Toda vez que o usuário consultar uma matrícula, pagará emolumentos correspondentes a uma busca (R$ 6,24, de acordo com a tabela em vigor). Quando fizer o pedido de uma certidão de propriedade, pagará um valor variável, de acordo com o número de laudas do documento (o valor mínimo da certidão de uma lauda é de R$ 15,45 e poderá ter acréscimo da despesa postal para a remessa via Sedex).

A expectativa do titular do 1o Regsitro de Imóveis de Porto Alegre é de que as imobiliárias, escritórios de advocacia e os agentes financiadores sejam os clientes que utilizarão o serviço on line com mais frequência, pelo volume de pedidos que fazem.

Informações detalhadas sobre esta nova opção de serviços podem ser obtidas no site www.lamanapaiva.com.br/matriculas.

Fonte: Anoreg-BR
Em 2.5.2012
 



Compartilhe

  • Tags