Em 18/11/2011

TJCE: Começa o ciclo de palestras para aprovados no concurso para cartórios


O objetivo do encontro é unir o conhecimento e a experiência de profissionais que já conviveram com a atividade que será realizada pelos novos cartorários


Foi aberto nesta quinta-feira, 17/11, o ciclo de palestras para aprovados no concurso público para cartórios do Estado do Ceará. O evento, realizado no auditório da CGJ, prossegue até sexta-feira (18).

De acordo com a corregedora geral da Justiça do Ceará, desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, o objetivo do encontro é unir o conhecimento e a experiência de profissionais que já conviveram com a atividade que será realizada pelos novos cartorários. Para ela, as palestras servirão também para fazer uma ponte com a Corregedoria, que é o órgão fiscalizador e orientador das serventias extrajudiciais (cartórios).

O registrador e o judiciário

Em continuidade ao ciclo, na tarde de quinta-feira, a juíza Sílvia Soares de Sá e a promotora Águeda Maria Nogueira de Brito, ambas da 2ª Vara de Registro Público de Fortaleza, debateram acerca do tema "O Registrador e o Judiciário: Uma Abordagem Informal". Elas explicaram sobre a ocorrência de erros comuns das serventias extrajudiciais e alertaram para os procedimentos adequados. Em alguns casos, o registrador pode solucionar o problema sem a intervenção do promotor ou do juiz.

O registro de óbito e civil também foram discutidos. A promotora e a juíza chamaram atenção para os nomes escolhidos pelos pais e ressaltaram a importância do bom senso ao efetivar o registro. Anulação de registro civil, duplicidade e solicitações de mudanças de nomes foram outras orientações prestadas.

Nesta sexta-feira (18/11), último dia do ciclo, terá palestra do juiz auxiliar da CGJ, Antônio Pádua Silva, sobre "A Função Disciplinar e Fiscalizatória da Corregedoria Geral da Justiça". O auditor da CGJ, Araken Sedrim de Aguiar Neto e a analista de sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJCE, Maria de Fátima Pequeno, explanarão acerca do assunto "Fermoju: Sistemas, Custas e Emolumentos". Finalizando, o tabelião substituto do 6º Ofício de Notas de Fortaleza, Regnoberto Marques de Melo Júnior, abordará "Questões Práticas do Registro de Imóveis".

Para mais informações, acesse o site do TJCE

Fonte: TJCE, com adaptações

Em 17.11.2011



Compartilhe