Em 02/03/2018

Tribuna do Interior - Presidente da Cohapar visita região e autoriza regularização fundiária de imóveis


Meta é regularizar entre 4,5 mil a 5 mil imóveis na região


O presidente da Companhia Paranaense de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, cumpre nesta quinta e sexta-feira agenda de visita na região para assinatura dos contratos de ordem de serviço para regularização fundiária. Ao todo, seis cidades serão contempladas com um total de 1.937 imóveis que serão regularizados. Juranda foi a primeira cidade a receber o presidente, na quinta-feira (01.03).

O roteiro de visita prossegue durante esta sexta-feira (02.03), nos municípios de Roncador (14h30) e Iretama, às 16h30. De acordo com o coordenador regional da Cohapar de Campo Mourão, Ricardo Widerski, o número de lotes que será regularizado por cidade é o seguinte: Juranda (393); Rancho Alegre D’Oeste (570); Quarto Centenário (529); Farol (92); Roncador (206); e Iretama (147). Além dessas cidades, Mato Rico também será contemplado com a regularização de 19 unidades rurais.

“São terrenos que o morador não tem posse, mas com este trabalho vamos regularizar dando a escritura aos proprietários da área onde moram”, frisou Widerski. Conforme ele, o processo de regularização dos imóveis é fundamental para qualidade de vida das famílias beneficiadas. “A titulação garante mais tranquilidade e dignidade à família. Ela passa a contar com segurança jurídica e a certeza de que o imóvel lhe pertence. Pode fazer crediário, tem endereço para correspondências”, disse.

O chefe regional da Cohapar acrescentou que o processo beneficiará também os municípios com questões econômicas. “Uma vez de posse do terreno, a prefeitura pode cobrar do morador o IPTU e benfeitorias como coleta de lixo, afinal estará regularizado”, observou. Segundo ele, a Cohapar tem como meta na Comcam a regularização de 4,5 mil a 5 mil imóveis até o fim deste governo.

Widerski acrescentou que após a assinatura da ordem de serviço, os trabalhos iniciam já nos próximos dias. Ele destacou os investimentos do Governo do Estado no setor de habitação. “O Beto Richa irá beneficiar até o final do governo mais de 120 mil famílias com casas e regularizações fundiárias, só na zona rural são mais de 13 unidades para o pequeno agricultor”, ressaltou.

Sonho realizado

O prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis (PP), cuja cidade será beneficiada com a regularização de 147 imóveis, afirmou que o problema existe no município desde 1990. Segundo ele, a regularização é um sonho para estas famílias. “Essa situação foi muito cobrada da gente na época da campanha, colocamos no nosso plano de governo, e agora, graças a essa parceria com o governo está sendo resolvida”, afirmou. Os imóveis que serão regularizados estão nos conjuntos João de Barro, Habitar Melhor, na sede do município, e no distrito de Águas de Jurema.

A prefeita de Farol, Angela Kraus (PSDB), que será contemplada com a regularização de 92 lotes no distrito de Martinópolis, afirmou que problema é antigo no município. “São quase 100 famílias que passarão a ter a partir de agora a escritura de seus imóveis, isso traz segurança a estes moradores”, afirmou. Segundo ela, moradores que esperavam financiamento para construir ou reformar sua casa, agora poderão contratar créditos.

Morar Legal Paraná

A ação faz parte do Morar Legal Paraná, programa de regularização de propriedades urbanas do Governo do Estado. O programa, sob a responsabilidade da Cohapar, alcança 65,5 mil famílias. Desde 2011 o Estado já regularizou mais de 25 mil propriedades urbanas e agora começa um trabalho para titulação de mais 40 mil imóveis, com um investimento de R$ 40 milhões.

O serviço é executado por empresas do ramo vencedoras dos processos licitatórios da Cohapar pelo critério de menor preço e custará menos de R$ 1 mil por família. O valor representa cerca de 10 a 20% do preço cobrado pelo mercado e é pago apenas após o recebimento do título de propriedade.

Fonte: A Tribuna do Interior



Compartilhe