Em 13/06/2019

“Atos, fatos e negócios jurídicos - Ontologia registral” será o último tema debatido no 38º Encontro de RI


Evento será realizado entre os dias 24 e 25 de junho, em Cuiabá (MT)


“Atos, fatos e negócios jurídicos - O que se registra? O que se constitui? O que se publica? Ontologia registral” será o último tema a ser debatido durante o 38º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg/MT), entre os dias 24 e 25 de junho, em Cuiabá (MT).

A palestra será realizada pela engenheira mecatrônica Adriana Unger e pelo diretor de Relações Internacionais do Irib, Ivan Jacopetti do Lago. O debatedor será o registrador de imóveis em Juquiá (SP) Caleb Matheus Ribeiro de Miranda.

De acordo com Lago, o tema é importante para os registadores porque a publicidade registral caminha para uma nova tendência.

“Então, não é mais suficiente que nós nos limitemos a fornecer dados que são meras transcrições do conteúdo dos livros de registro. A ideia da aplicação da ontologia ao registro vai nos permitir fornecer informações muito mais sofisticadas, não apenas dados que estão no registro, mas o relacionamento entre eles. A ideia da ontologia é o que vai permitir que o SREI proporcione essas informações para o mercado e para a sociedade”, explicou o diretor do Irib.

Para Adriana Unger o assunto está diretamente ligado a questão da visão dos registradores de imóveis como detentores das informações como responsáveis por tutelar esses dados que entram no registro.

“Então tem a ver com o próprio advento da Lei Geral de Proteção de Dados, ou seja, como essa ontologia registral vai poder ajudar esses dados de forma eletrônica e como vão ser estruturados de uma maneira que possam responder às perguntas dos mais variados setores da sociedade”, comentou a engenheira mecatrônica.

38º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis

O 38º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil debaterá temas de relevância para o setor, como a qualificação registral de atos administrativos, a alienação fiduciária e o procedimento de intimação e consolidação da propriedade fiduciária, as cédulas de crédito, a usucapião extrajudicial, entre outros.

Inscrições

As inscrições para o Encontro serão efetuadas exclusivamente pela internet, até o dia 20 de junho. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através de boleto bancário. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Todos os cancelamentos deverão ser solicitados por escrito e todos os reembolsos serão efetuados após o evento com um desconto de 20% de taxa administrativa. As inscrições canceladas após o dia 10/06/19, não serão reembolsadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 



Compartilhe