skip to Main Content

“Ética e Felicidade” é tema de palestra no XX Congresso Brasileiro da Anoreg/BR

São Paulo (SP) – “Não há o exercício de uma função pública sem ética”. Esta foi a observação que contextualizou a palestra “Ética e Felicidade”, ministrada pelo jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Clóvis de Barros Filho. A mesa foi mediada pelo tabelião e ex-deputado federal, Márcio Baroukel de Souza Braga, que abordou também a importância da ética dentro da sociedade e qual o seu papel no desenvolvimento da felicidade.

“A palavra ética é com certeza a mais antiga presente no nosso vocabulário. É uma palavra de 2.500 anos, mas que curiosamente nos últimos 30 anos ganhou popularidade. Hoje, a palavra é a mais repetida nos espaços públicos, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo”. Foi com este discurso, que o professor Clóvis Filho iniciou o seu painel frisando que a ética se tornou popular, porque ela é capaz de garantir uma convivência mais sadia e mais adequada a todos.

Em seguida, Clóvis Filho falou sobre a moral, princípio que ajudaria a resolver problemas de relacionamentos, já que todos iriam respeitar os direitos dos demais. “Em uma sociedade com moral, você tem que entender que todas as parafernálias de segurança pública e privada tornam-se obsoletas, porque se a moral resolve, não existe necessidade de controlar de fora”.

Para classificar a confiança, o Clovis Filho citou o filósofo São Tomás de Aquino que definiu “como um sentimento de certeza sobre coisas que não podemos verificar ou demonstrar”. Por fim, a mensagem que Clovis deixou a todos os presentes é que ética se assimila ao respeito e honestidade. O respeito, é o elemento central da ética.

É importante frisar que a atividade extrajudicial é concebida com um conjunto de regras e princípios que norteiam os atos praticados por notários e registradores. Por esse motivo, o professor afirmou que debater ética dentro de um evento grande como XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro é essencial.

Ao final do encontro, Márcio Baroukel de Souza Braga agradeceu a presença de todos.

XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro

Promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Hotel Tivoli Mofarrej na cidade de São Paulo (SP).

Considerado o mais importante evento destinado a notários e registradores no País, o evento contará com uma série de palestras e debates ministrados por especialistas e autoridades de renome, visando ampliar o conhecimento de notários e registradores de todo o País sobre os serviços extrajudiciais. Além disso, também serão realizadas uma Feira Tecnológica, uma Confraria Literária e a cerimônia de entrega do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR, certame que reconhece os melhores cartórios e tabelionatos do País em questão de excelência e qualidade na gestão organizacional e na prestação de serviços aos usuários. (Clique aqui e veja a programação completa).

As inscrições para o XX Congresso Brasileiro Notarial e de Registro já estão encerradas. Interessados que não conseguiram realizar sua inscrição, poderão acompanhar toda a cobertura do evento por meio do site e das redes sociais das entidades organizadoras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Anoreg-BR

Back To Top
ACESSO À ÁREA DO ASSOCIADO



Esqueci a senha