Quem Somos

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) é a principal entidade de representação institucional e política dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil. Fundado em 1974, o Instituto nasceu com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento profissional, científico e jurídico de seus associados, bem como de aprimorar e modernizar as técnicas de registro.

O IRIB é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo/SP. O Instituto atua em todo o território nacional e entre os seus principais objetivos estão o estudo e pesquisa de procedimentos e normas jurídicas referentes ao Registro de Imóveis, e o assessoramento de autoridades públicas e órgãos governamentais, no que diz respeito aos temas da especialidade registral imobiliária.

Para propagar conhecimentos relativos ao Direito Registral Imobiliário, o IRIB promove encontros, seminários, reuniões, simpósios, cursos e conferências - sempre com a participação de grandes especialistas em Direito Registral. Desde a sua fundação, foram realizados inúmeros Encontros Nacionais e Regionais, além de eventos internacionais em parcerias com instituições de outros países. O IRIB mantém, ainda, convênios de cooperação técnica e científica com instituições nacionais e internacionais, com o intuito de promover estudos e debates, cujo alcance é amplificado mediante extensiva divulgação em seu site e publicações.

As palestras, os resultados e as conclusões desses eventos são divulgados aos Oficiais de Registro de Imóveis de todo o país por meio do portal do IRIB e das publicações editadas pelo Instituto. São publicações oficiais do IRIB: a Revista de Direito Imobiliário (RDI), a mais antiga e prestigiosa revista brasileira sobre Direito Registral Imobiliário; o Boletim IRIB em Revista (BIR), com informações exclusivamente direcionadas para o registrador imobiliário, e o Boletim Eletrônico IRIB (BE), que divulga para milhares de assinantes notícias e informações atualizadas de interesse da classe registral imobiliária.

O site do IRIB disponibiliza aos associados extenso banco de dados atualizado contendo leis, artigos, notícias, doutrina e jurisprudência.

NOSSO ENDEREÇO:

Av. Paulista, nº 2.073 - Horsa I - Conjuntos nºs 1.201 e 1.202
CEP.: 01311-300 - São Paulo/SP - Brasil
Tel.: (11) 3289-3599 | (11) 3289-3321
[email protected]