Em 19/04/2023

Café com o Extra: projeto leva estudantes de Direito para o 1º e o 2º Ofício de Registro de Imóveis de Salvador


A ação ocorreu no período da tarde, na sexta-feira (14). Os alunos foram acompanhados por seus professores de Prática Jurídica.


Os alunos visitaram o 1º e o 2º Ofício de Registro de Imóveis de Salvador

A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promoveu a primeira visita do projeto “Café com o Extra” com os estudantes de último período da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Faculdade Baiana de Direito às serventias extrajudiciais de Salvador.

A ação ocorreu no período da tarde, na sexta-feira (14). Acompanhados por seus professores de Prática Jurídica, os alunos visitaram o 1º e o 2º Ofício de Registro de Imóveis da capital. 

O contato direto com as atividades das serventias tem como objetivo proporcionar oportunidades para os formandos vislumbrarem opções de trabalho no âmbito extrajudicial e de melhoria da prestação de serviços jurídicos à sociedade.  

A turma de Prática Jurídica da Faculdade Baiana de Direito visitou o 1º Registro de Imóveis de Salvador, acompanhada pelo seu Professor, Thiago Agostinho; pela Coordenadora do Núcleo Extrajudicial das Corregedorias, Érica Rios; e por Indira Pereira, Assessora da Juíza Indira Fábia Meireles, Juíza Assessora Especial da Corregedoria Geral da Justiça. Eles foram recepcionados pela Delegatária Titular, Helen Lírio, que apresentou a estrutura e atividades do cartório.  

Por coincidência, aquele também foi o dia em que o Juiz da Vara de Registros Públicos da Capital, Gilberto Bahia de Oliveira, exercendo sua função de Juiz Corregedor Permanente, fez sua inspeção ordinária na serventia. Assim, os estudantes tiveram oportunidade de ouvi-lo falar sobre a relação do TJBA com os delegatários.  

Por sua vez, acompanhada pelo seu Professor, Desembargador Antonio Adonias Bastos, a turma de Prática Jurídica da UFBA visitou o 2º Registro de Imóveis de Salvador. Foram recebidos pelo Delegatário Titular, Maurício Lopes Filho, que apresentou a estrutura e atividades do cartório.

Café com o Extra – as próximas etapas do projeto ocorrem nos dias 05/05 e 19/05, com encontros nas unidades selecionadas de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Imóveis e Tabelionato de Notas. O projeto teve início no dia 15 de março de 2023, com um encontro presencial, na sede do TJBA, entre Corregedoria Geral do TJBA, comunidade acadêmica e serventias extrajudiciais.

Saiba mais

Fonte: TJBA.



Compartilhe