Em 19/01/2024

CGJMT: Projeto “Cartório Inclusivo: integrar para valorizar”


Diversas entidades representativas de Tabeliães e Registradores participam de reunião na Corregedoria mato-grossense. IRIB integra a iniciativa.


Sob a coordenação da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso (CGJMT), diversas entidades representativas de Tabeliães e Registradores participaram de reunião realizada na tarde de ontem, 18/01/2024, para implantação do Projeto “Cartório Inclusivo: integrar para valorizar”. O objetivo do projeto é, em síntese, oferecer oportunidades de emprego e reintegração para vítimas de violência doméstica, bem como estabelecer um ambiente laboral inclusivo nos Cartórios.

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) integra a iniciativa da CGJMT e esteve presente à reunião representado pelo seu Vice-Presidente, José de Arimatéia Barbosa. Além de José de Arimatéia, também estiveram presentes, de acordo com a informação divulgada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (ANOREG-MT) e pela CGJMT, o Corregedor-Geral da Justiça de Mato Grosso, Desembargador Juvenal Pereira da Silva, e o Juiz Auxiliar Eduardo Calmon de Almeida Cezar. Representando os Tabeliães e Registradores, compareceram a Presidente da ANOREG-MT, Velenice Dias de Almeida; a Presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (SINOREG-MT), Maria Aparecida Bianchin; o Presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais Seção Mato Grosso (ARPEN-MT), Rodrigo Oliveira Castro; o Presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), Wellington Ribeiro Campos; e a Presidente do  Instituto Nacional de Protesto (INPROT-MT), Anna Almeida, além de Anete Ribeiro, também do INPROT-MT.

Segundo a ANOREG-MT, “a ideia é que a contratação e capacitação das vítimas de violência doméstica para exercerem até 10% das funções nos cartórios, oferecendo treinamento profissional específico às funções desempenhadas e suporte emocional, garantindo um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para a reintegração social e econômica de cada uma.

A notícia publicada pela CGJMT destaca que “os cartórios que aderirem ao projeto receberão um selo ‘Cartório Inclusivo’ que identificará a adesão daquela unidade.” Além disso, para o Juiz Auxiliar Eduardo Calmon, “Esse é um projeto que trará reflexos positivos em diversos setores e também contribuirá para a reputação institucional do Poder Judiciário, das serventias do foro extrajudicial e demais entidades aderentes ao projeto. Vamos além do cumprimento das obrigações legais e institucionais. É um projeto que olha para o social e que atende a diretriz 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

No dia 02/02/2024, a partir das 14h30, será realizada, na Sala de Reuniões da CGJMT, a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que prevê a adesão de outras entidades.

Fonte: IRIB, com informações da ANOREG-MT (Foto: TJMT).



Compartilhe