Em 21/03/2024

IBGE disponibiliza dados totais de população residente e de domicílios por setores censitários


Base de dados permite realizar uma ampla gama de análises e estudos técnicos, com a composição de recortes personalizados de acordo com o interesse do usuário.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, em cerimônia realizada no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), a base de dados contendo dados totais de população residente e de domicílios por setores censitários. O sistema permite a realização de uma ampla gama de análises e estudos técnicos, com a composição de recortes personalizados de acordo com o interesse do usuário, facilitando ações de gestão pública.

De acordo com a informação do IBGE, as informações podem ser acessadas no portal do Instituto e no Panorama do Censo, “com visualização de mapas interativos, busca direta por locais específicos e seleção de um ou mais distritos, subdistritos ou setores censitários de um determinado município.” A informação ainda destaca que, através desta base de dados o usuário pode fazer “uma grande variedade de análises e estudos, a partir de totais de população e domicílios e da área territorial dos setores, como a média de moradores, densidade demográfica, comparações entre recortes, mapeamento de áreas de risco, entre outros” e que, “no caso da malha de setores censitários, o planejamento urbano e a gestão do território são os principais beneficiados.

Assista ao vídeo explicativo de Fernando Damasco, Pesquisador do IBGE:

Como exemplo de pesquisa, o IBGE afirma que, “por meio dos dados disponibilizados, é possível observar, por exemplo, que, em 2022, 54,8% da população brasileira (111.277.361 pessoas) vivia em Setores Censitários a uma distância máxima de 150 km do litoral. Enquanto isso, 4,6% dos brasileiros (9.416.714 pessoas) moravam em Setores Censitários localizados até 150 km da faixa de fronteira do Brasil com outros países. Os dados também permitem fazer observações como a quantidade aproximada de pessoas que habita o entorno de avenidas: no Rio de Janeiro, por exemplo, quase 500 mil pessoas moravam em Setores Censitários localizados até 500 metros de distância da Avenida Brasil, ao longo de toda a sua extensão.

Assista ao vídeo explicativo de Raphael Moraes, Pesquisador do IBGE:

O evento de divulgação contou com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e da GRANFPOLIS.

Veja como foi o evento de lançamento da base de dados:

Fonte: IRIB, com informações do IBGE.



Compartilhe