Em 26/04/2024

ICMBio disponibiliza gratuitamente mapa com todas as UCs federais


Mapa possibilita identificação das unidades por Estado e visualização de limites territoriais, dentre outras utilidades. MMA aponta Pampa como o bioma menos protegido.


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) disponibilizou, gratuitamente e em diversos formatos, um mapa contendo a localização de todas as Unidades de Conservação Federais (UCs). O objetivo é facilitar o acesso e o conhecimento da população sobre estas áreas.

De acordo com a notícia publicada pelo ICMBio, o mapa contém os limites de todas as UCs federais, sendo possível a identificação das unidades presentes em cada Estado e a visualização de seus limites territoriais, dentre outras utilidades. O arquivo foi disponibilizado em diversos formatos (JPG, PDF, SHP e KMZ) e pode ser acessado pelo computador ou por dispositivo móvel.

Pampa é apontado pelo MMA como bioma menos protegido por UCs

Segundo notícia publicada pela Agência Brasil, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) informou, durante a realização de seminário técnico-científico promovido pelo próprio Ministério que, “além de ser o menor bioma brasileiro o Pampa, presente apenas em parte do Rio Grande do Sul, também é o bioma menos protegido pelas unidades de conservação presentes em todo o país.” De acordo com o Secretário-Executivo do MMA, João Paulo Capobianco, “atualmente a região tem apenas 49 unidades de conservação, que alcançam somente 3,03% de sua extensão de cerca de 17,6 milhões de hectares.

O Secretário-Executivo ainda ressaltou que o prazo para regularização de proteção destas áreas se encerra em 2030 e que apenas 122 mil hectares do Pampa correspondem às áreas de proteção integral e 416 mil hectares estão em áreas de conservação, mas são de uso sustentável. “O Pampa, assim como Pantanal, tem uma vocação para uma pecuária ecologicamente sustentável. Isso deve ser fortalecido, mas, evidentemente, temos que evitar a expansão e a substituição dos campos naturais por plantios agrícolas, que podem de fato comprometer o conjunto do bioma”, disse Capobianco.

Fonte: IRIB, com informações do ICMBIO e da Agência Brasil.



Compartilhe