Em 17/07/2023

Imóveis rurais com indícios de desmatamento ilegal têm créditos bloqueados


BNDES somente aprova financiamentos de crédito rural em imóveis onde não sejam identificados tais indícios.


De fevereiro a junho deste ano, a parceria celebrada entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a plataforma MapBiomas, já bloqueou 182 solicitações de crédito em imóveis rurais com indício de desmatamento. Ao todo, foram bloqueados R$ 62,5 milhões em 17 Estados, o que corresponde a 0,9% do total de solicitações.

De acordo com a notícia publicada pela Agência Brasil, a plataforma “permite validar alertas de desmatamento por meio de imagens de alta resolução e produzir laudos de constatação de desmatamentos recentes”. Os dados do MapBiomas são integrados com a plataforma operacional do BNDES, e permite, ainda, o monitoramento de operações já contratadas, cujas propriedades rurais estão registradas no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O MapBiomas consiste em uma rede colaborativa, formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia, que produz mapeamento anual da cobertura e uso da terra, bem como o monitoramento da superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente com dados a partir de 1985. A plataforma também valida e elabora relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil desde janeiro de 2019, por meio do MapBiomas Alerta.

Ainda segundo a notícia, “o proprietário tem o direito de contestar o bloqueio e apresentar documento que comprove a regularidade da remoção da vegetação se sua propriedade para a obtenção do empréstimo.

Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil e da MapBiomas.



Compartilhe