Em 18/08/2023

Inscrições abertas para o Encontro Mundial do Notariado e do Congresso Notarial Brasileiro


Encontro que acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro em Brasília (DF) marcará a realização de quatro eventos internacionais e três projetos inéditos do notariado brasileiro. Conheça os eventos e inscreva-se já.


Notários de todo o mundo tem um encontro marcado no Brasil! Entre os dias 6 e 10 de novembro, a capital federal, Brasília, será sede do Encontro Mundial do Notariado & do XXV Congresso Notarial Brasileiro, eventos que reunirão tabeliães de notas de todo o país ao lado de profissionais de outros 91 países do mundo que adotam o modelo do notariado latino, o mesmo praticado no Brasil. As inscrições para os eventos que acontecerão no Hotel Royal Tulip estão abertas no site https://eventos.notariado.org.br/ .

Promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) em parceria com a União Internacional do Notariado Latino (UINL) e a Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), o Encontro contará com a realização de quatro eventos internacionais e mais três projetos especialmente desenvolvidos para esta oportunidade.

“O evento será uma oportunidade única para trocarmos experiências com notários de 91 países, conhecermos as novidades sobre atos eletrônicos, iniciativas de desjudicialização adotadas em diferentes continentes e lançamento de novos serviços digitais que vão revolucionar a nossa atividade”, destacou a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, ao falar sobre a apresentação das novas centrais e do projeto de smart escritura, que serão lançados oficialmente durante o XXV Congresso Notarial Brasileiro.

O calendário dos eventos que comporão o Encontro Mundial é composto pela 110ª Sessão Plenária e Reuniões da Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), que acontecerão durante os dias 6 e 7 de novembro, o Simpósio Mundial de Atos Eletrônicos e Desjudicialização, que acontecerá nos dias 8 e 9, as Reuniões Institucionais da União Internacional do Notariado (UINL), que serão realizadas entre os dias 7 e 10, e o XXV Congresso Notarial Brasileiro, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de novembro.

Eleito presidente da UINL em 2022, o francês Lionel Galliez destacou a expectativa do notariado mundial para a realização do evento. “Durante o anúncio de que o Brasil receberá o próximo Encontro do Notariado Mundial, pudemos ver a felicidade em todos os rostos pela nomeação, por saber que presenciaremos um evento excepcional”, afirmou, destacando que espera a presença em peso do notariado mundial.

Presidente da Comissão de Assuntos Americanos, o equatoriano Homero López Obando destacou a importância do Brasil no cenário internacional. “Estamos todos com muita expectativa de estar no Brasil e conhecer os avanços experimentados pelo notariado brasileiro no tocante aos atos eletrônicos, projeto este que tem sido modelo e inspiração para diversos notariados, não só das Américas, mas de todo o mundo”, destacou.

Diferencial deste evento internacional, o Simpósio Mundial de Atos Eletrônicos e Desjudicialização trará uma série de painéis temáticos sobre iniciativas digitais que estão sendo adotadas em todo mundo, com exemplos de cases do Brasil, Espanha, França, Itália, Estônia, China, Colômbia, Alemanha, entre outros. Já na esfera relacionada à desjudicialização, serão destacadas iniciativas de projetos diferenciados adotados no México, Japão, Bélgica, Suíça, Áustria, entre outros. Detalhes do evento podem ser acessados na página https://eventos.notariado.org.br/simposio-mundial/.

“Será uma grande oportunidade de estarmos em sintonia com o que de mais avançado há no mundo em relação aos atos eletrônicos, uma característica do notariado brasileiro, mas também de conhecer avanços nos processos de desjudicialização, com experiências que podem servir de estímulo à prática de novos atos por notários em nosso país”, apontou o presidente da Academia Notarial Brasileira (ANB) e membro do Conselho de Direção da UINL, Ubiratan Guimarães.

Projetos Especiais

Além dos quatro grandes eventos internacionais, serão realizados três projetos inéditos conduzidos pelo Colégio Notarial do Brasil: a Jornada Notarial, a Feira Literária Notarial e o Concurso Jurídico sobre Atos Notariais e Desjudicialização, este último em parceria com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

A Jornada Notarial marcará o relançamento do programa do Notariado Jovem brasileiro e ocorrerá na manhã de quarta-feira (08.11). Para este momento único, uma programação inédita marcará uma série de apresentações dos principais nomes que atuam na preparação jurídica de concursos públicos, em um encontro inesquecível de troca de informações, troca de conhecimento e aprendizado para os interessados em se desenvolver na carreira jurídica notarial.

No mesmo dia, só que no período da tarde, a Feira Literária Notarial, trará os principais nomes jurídicos da atividade nacional, além de convidados internacionais, para uma série de exposição e debates sobre suas obras, sessão de autógrafos e debates acadêmicos sobre a doutrina e a prática notarial no Brasil e nos demais países que adotam o modelo do notariado latino e já possuem extenso trabalho acadêmico.

Já o Concurso Jurídico Notarial – que está com as inscrições abertas pelo site https://eventos.notariado.org.br/concurso-juridico/ – e ocorre em parceria com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) em razão do recém-lançado Selo Nacional de Desjudicialização, terá como tema “Atos Notariais e Desjudicialização”. Aberto a tabeliães, prepostos e advogados de todo o país, o concurso premiará trabalhos que apresentem novas propostas de atuação da atividade nesta seara, contribuindo para a desobstrução da Justiça, segurança jurídica e paz social.

Fonte: Assessoria de comunicação CNB/CF.



Compartilhe