Em 14/03/2024

Vendas de imóveis novos sobem mais de 30% em 2023


Segundo a ABRAINC-FIPE, mais de 163 mil unidades foram comercializadas.


A venda de imóveis novos subiu 32,6% em 2023, sendo mais de 163 mil unidades comercializadas no ano passado. O número marca o maior volume de vendas desde o início da série histórica há 10 anos, segundo as informações divulgadas em uma coletiva de imprensa realizada ontem, 13/03/2024, com Presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), Luiz França.

De acordo com a notícia publicada pela ABRAINC, os dados são do indicador ABRAINC-FIPE, que considerou um levantamento realizado com 20 empresas associadas à Associação, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). “De janeiro a dezembro de 2023, o mercado imobiliário brasileiro registrou um crescimento total de 32,6% nas vendas de novos imóveis em comparação com o mesmo período do ano anterior. O bom desempenho das comercializações, totalizando 163.108 unidades, foi impulsionado tanto pelo segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) quanto pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), estabelecendo assim um novo recorde da série histórica iniciada em 2014”, destacou a notícia.

A ABRAINC também destaca que “a relação distrato sobre venda no MAP segue em um baixo patamar (11,8%), ressaltando a eficácia do marco legal estabelecido em 2018. Para se ter uma ideia, quando a Lei dos Distratos foi sancionada, essa relação era de cerca de 40%.

Segundo a Associação, “a coletiva contou com participação de 18 jornalistas dos principais veículos de comunicação do país, como TV Globo, Valor Econômico, Folha de S. Paulo, Revista Exame, Portal G1, entre outros. Além de entrada ao vivo nos telejornais BandNews TV, Jornal Hoje e Conexão GloboNews.

Vale destacar que a ABRAINC, em conjunto com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB); com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP); com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); e com o Registro de Imóveis do Brasil (RIB), integra o Fórum de Desenvolvimento Imobiliário, que é um movimento de cooperação permanente entre registro de propriedades, mercado imobiliário e mercado de financiamento a imóveis no Brasil em prol de consensos que existam entre estas cinco relevantes instituições desses setores.

Fonte: IRIB, com informações da ABRAINC. 



Compartilhe