BE4210

Compartilhe:





BE4210 - ANO XIII - São Paulo, 18 de outubro de 2012 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
 

A Chapa União, candidata à direção nacional do IRIB, vem à presença do quadro social da entidade e ao público em geral apresentar as proposições que visa colocar em prática, durante o próximo mandato administrativo da entidade por intermédio do seguinte:
 

PROGRAMA DE TRABALHO

. A representação Nacional do IRIB e o trato dos problemas de ordem nacional ou internacional que envolvem ou venham a envolver o Instituto serão tratados pelo PRESIDENTE do IRIB ou a quem ele delegar.

. As reuniões da Diretoria Executiva acontecerão a cada mês, nas respectivas capitais dos Estados, com representação dos vice-presidentes. As reuniões com os Conselhos dar-se-ão nos Encontros Regionais, ou se possível, a cada 3 (três) meses, com a finalidade de determinar os trabalhos que serão desenvolvidos nos três (3) meses subsequentes, bem como a prestação de contas dos trabalhos realizados nos meses anteriores.

. Regularizar a periodicidade do Boletim Irib em Revista, edição trimestral, e dar continuidade a reprodução do Boletim Irib em Revista, voltado exclusivamente ao conteúdo das palestras dos eventos. Tal boletim vem tendo sua periodicidade normal de reprodução. Criação de cronograma geral das publicações, de modo a harmonizar a divulgação das publicações do Instituto, assim como preservar a manutenção dos prazos de divulgação da Revista de Direito Imobiliário, que vem cumprindo o cronograma apresentado pela Editora Revista dos Tribunais.

. Continuidade com os trabalhos das diretorias e comissões, desenvolvidos durante a gestão do Presidente, Francisco José Rezende dos Santos, com o propósito de colocar o IRIB em posição privilegiada, nas discussões das questões nacionais no que tange à Representação da Classe.

. Captação de novos associados registradores; para tal finalidade, contamos com a colaboração de todos os diretores e vice-presidentes estaduais.

. Dar continuidade à orientação aos registradores brasileiros, quanto à aplicação de novas Leis e Normas, principalmente na concentração de esforços, no que diz respeito à implantação do Registro Eletrônico.

. Apoiar os Ofícios Registrais em sua informatização, criando um selo de certificação de qualidade dos produtos ofertados, que venham atender a parâmetros técnicos uniformes (portabilidade, baixos custos, compatibilidade entre plataformas de dados (Penhora On Line, DOI, etc.), dentre outros.

. Esforço concentrado no trabalho contra as gratuidades e redução dos emolumentos.

. Dar sequência ao trabalho pela Central Única de indisponibilidades e de restrições a propriedade imobiliária.

. Divulgação no site do IRIB de todos os concursos para Provimento e Remoções, programas, editais, ultimas provas, resultados e gabaritos, etc.

. Enaltecer o trabalho da CPRI - Comissão Pensamento Registral Imobiliário, juntamente com as Diretorias de Assuntos Estratégicos e de Assuntos Legislativos ( Emanuel Costa Santos e Luiz Egon Richter), que tem papel importantíssimo no acompanhamento nos projetos de lei e de todos os assuntos que requerem atenção, para que possamos estar sempre e rapidamente informados e informando os TJs, Ministérios e CNJ, no sentido da orientação jurídica dos problemas e edição de Normas Técnicas.

. Formular e ordenar os principais temas do registro imobiliário, tais como Usufruto, Alienação Fiduciária, Usucapião Extrajudicial, Títulos Judiciais, Retificações, etc.

. Organização das Cartilhas Básicas, (trabalho que vem sendo já desenvolvido pelos colegas, Francisco José Rezende dos Santos, Maria do Carmo de Rezende Campos Couto, João Pedro Lamana Paiva e Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza), com modelos de registros; tais cartilhas serão distribuídas a todos registradores imobiliários do Brasil, com o objetivo de atender as suas necessidades, em especial aqueles que se encontrarem mais distantes e com menos acesso à informação.

. Exercício de trabalho efetivo na área de Marketing, no sentido de divulgar a importância do trabalho elaborado pelo IRIB, fazendo com que sejamos definitivamente reconhecidos como profissionais de Direito, sem deixar lacunas. Resposta imediata a qualquer informação ou notícia que venha a deturpar nossa categoria.

. Desenvolver um trabalho mais conciso e rápido na edição do site www.irib.org.br, no tópico das PERGUNTAS E REPOSTAS, e publicação simultânea nos BEs e Boletins em Revista.

. Trabalhar arduamente no sentido da inserção do Direito Notarial e Registral, como cadeira obrigatória nos cursos de graduação em Direito.

. Orientar os Programas dos Cursos de Pós-graduação, voltados para a área Registral (Francisco José Rezende dos Santos, João Pedro Lamana Paiva e José Antonio Marcondes).

. Incrementar os Convênios Internacionais já existentes, que propiciam estudos avançados na Área do Direito Registral Imobiliário. Para tanto, será criada a Comissão de Assuntos Internacionais, que será composta por 4 (quatro) membros, sobre a direção do Presidente do Instituto.

. Dar continuidade à realização dos encontros regionais, com o intuito de valorizar cada região do país no sentido de entendermos as peculiaridades regionais e de levar aos colegas compreensão mais ampla das novas modalidades de registro.

. Enfim, VALORIZAR sempre e sempre mais a MARCA IRIB, hoje reconhecidamente a "Casa do Registrador Brasileiro".

São Paulo, 18 de outubro de 2012.
 

Ricardo Basto da Costa Coelho
Oficial do 1º Registro de Imóveis - Comarca de Apucarana/PR
 

João Pedro Lamana Paiva
Oficial do Registro de Imóveis da 1ª Zona - Comarca de Porto Alegre/RS


 

PRESIDENTE
Ricardo Basto da Costa Coelho

DIRETORIA EXECUTIVA
Vice-Presidente: João Pedro Lamana Paiva - RS
Secretario Geral: José Augusto Alves Pinto - PR
1º Secretário: Ary José de Lima - SP
Tesoureiro Geral: Vanda Maria de Oliveira Penna Antunes da Cruz - SP
1º Tesoureiro: Sérgio Busso - SP
Diretor Social e de Eventos: Jordan Fabrício Martins - SC

CONSELHO DELIBERATIVO
Sérgio Toledo de Albuquerque - AL
José Marcelo de Castro Lima - AM
Vivaldo Afonso do Rego - BA
Expedito William de Araújo Assunção - CE
Luiz Gustavo Leão Ribeiro - DF
Etelvina Abreu do Valle Ribeiro- ES
Clenon de Barros Loyola Filho - GO
Ari Álvares Pires Neto- MG
Miguel Seba Neto - MS
José de Arimatéia Barbosa - MT
Fernando Meira Trigueiro - PB
Valdecy José Gusmão da Silva Júnior - PE
Renato Pospissil - PR
Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho - RJ
Carlos Alberto da Silva Dantas - RN
Décio José de Lima Bueno - RO
Júlio Cesar Weschenfelder - RS
Hélio Egon Ziebarth - SC
Estelita Nunes de Oliveira - SE
Francisco Ventura de Toledo - SP
Marly Conceição Bolina Newton - TO

CONSELHO FISCAL
Antonio Carlos Carvalhaes - SP
Alex Canziani Silveira - PR
Jorge Luis Moran - PR
Rosa Maria Veloso de Castro - MG
Rubens Pimentel Filho - ES

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL
Kenia Mara Felipetto Malta Valadares - ES
Maria Aparecida Bianchin Pacheco - MT
Paulo de Siqueira Campos - PE
Roberto Dias de Andrade - MG
Tiago Machado Burtet - RS

CONSELHO DE ÉTICA
Gleci Palma Ribeiro Melo - SC
Léa Emilia Braune Portugal - DF
Nicolau Balbino Filho - MG

SUPLENTES DO CONSELHO DE ÉTICA
Ademar Fioranelli - SP
Mário Pazutti Mezzari - RS
Oly Érico da Costa Fachin - RS

DIRETORIA
Diretor de Tecnologia e Informática - Flauzilino Araújo dos Santos - SP
Diretor de Assuntos Agrários - Eduardo Agostinho Arruda Augusto - SP
Diretor do Meio Ambiente - Marcelo Augusto Santana de Melo - SP
Diretor Legislativo - Luiz Egon Richter - RS
Diretor de Assuntos Estratégicos - Emanuel Costa Santos - SP
Diretor de Assistência aos Associados - José Antonio Marcondes - RJ
Diretor Especial de Implantação do Reg. Eletrônico - João Carlos Kloster - PR

COMISSÃO DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Francisco José Rezende dos Santos - MG
João Pedro Lamana Paiva - RS
Ricardo Basto da Costa Coelho - PR

COMISSÃO DO PENSAMENTO REGISTRAL IMOBILIÁRIO E DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS
Bruno José Berti Filho - SP
Daniela Rosário Rodrigues - SP
Diego Selhane Perez - SP
Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho - RJ
Emanuel Costa Santos - SP
Fábio Ribeiro dos Santos - SP
Francisco Ventura de Toledo - SP
Luciano Camargos - MG
Jeverson Luiz Bottega - RS
João Carlos KLoster - PR
Luiz Egon Richter - RS
Marcos de Carvalho Balbino - MG
Naila de Rezende Khouri - SP
Priscila Correa - SP
Roberto Pereira - PE
Rodrigo Alves dos Santos Betman - SP

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Francisco José Rezende dos Santos (presidente do IRIB); Ricardo Basto da Costa Coelho (vice-presidente); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (2º secretário) Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); João Carlos Kloster (diretor especial de Implantação do Registro Eletrônico); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB pelo estado do RS); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente do IRIB pelo estado de SP); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (suplente do Conselho Deliberativo); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (registradora em Poxoréu/MT) e Ricardo Gonçalves (registrador de imóveis interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições