Em 11/09/2014

IRIB comemora 40 anos e homenageia personalidades históricas


Mais de 350 pessoas participaram da solenidade na noite de quarta-feira, dia 10, durante o XLI Encontro Nacional



Na noite de quarta-feira (10/9), dentro da programação do XLI Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, foram homenageadas personalidades que deixaram seus nomes escritos na história do IRIB, que completa 40 anos de fundação. Cerca de 350 participantes do evento participaram da solenidade.

Antes de anunciar os agraciados, o presidente do IRIB, Ricardo Coelho, lembrou, em seu discurso, que o Instituto nasceu com o objetivo de promover o fortalecimento da união da classe registral imobiliária, bem como o desenvolvimento dos estudos para a modernização dos métodos de trabalho, mediante o constante aperfeiçoamento da legislação pertinente a atividade. “Passadas quatro décadas, os ideais que nortearam o surgimento do Instituto permanecem vivos. Temos a grande responsabilidade de dar seguimento ao sonho dos nossos antecessores”, disse.

Receberam a homenagem “IRIB 40 anos” Jether Sottano, Oly Érico da Costa Fachin, Ítalo Conti Júnior, Roberto Baier, Gleci Palma Ribeiro Melo, Ademar Fioranelli, João Baptista Galhardo, Francisco José Rezende dos Santos, Ricardo Basto da Costa Coelho, João Pedro Lamana Paiva e Rogério Portugal Bacellar.

Um dos maiores conhecedores dos Registros Públicos do Brasil Gilberto Valente da Silva também foi homenageado (in memorian), no XLI Encontro. O advogado Maurício Martins, que foi amigo de trabalho do Dr. Gilberto, foi convidado a receber a homenagem.

A registradora de imóveis em Florianópolis, Gleci Palma Ribeiro Melo, discursou em nome de todos os homenageados e destacou que “o IRIB vem se dedicando ao aperfeiçoamento técnico de seus associados, por meio de encontros regionais e nacionais, consolidando-se como instituição produtora e disseminadora de conhecimento, por meio da publicação de boletins informativos, revistas e livros”.       

Também serão homenageados pelo IRIB Dimas Souto Pedrosa, Lincoln Bueno Alves, Sérgio Jacomino, Helvécio Duia Castello, Léa Emília Braune Portugal, Maria Helena Gandoldo, Tércis de Melo Almada e Astrogildo Gobbo.

Conheça os homenageados

Jether Sottano - Registrador aposentado, um dos fundadores do IRIB. Foi o primeiro vice-presidente para o Estado de São Paulo e presidente do Instituto em 1977. Não pôde comparecer ao evento, mas enviou vídeo com seus agradecimentos.

Oly Érico da Costa Fachin - Titular do Registro de Imóveis da 4ª Zona de Porto Alegre/RS e suplente do Conselho de Ética do IRIB. Foi vice-presidente do Instituto para o Estado do Rio Grande do Sul, nos períodos de 1974 a 1977 e de 1980 a 1983.

Gleci Palma Ribeiro Melo - Titular do 2º Ofício do Registro de Imóveis de Florianópolis/SC. Integrou o grupo que fundou o IRIB, tendo sido vice-presidente do Instituto nas gestões de 1996 a 1998 e de 1999 a 2001.

Italo Conti Júnior - Oficial do 8º Registro de Imóveis de Curitiba/PR. Integrou o núcleo de fundadores do IRIB e foi presidente do Instituto no período de 1990 a 1992.

Roberto Baier – Registrador de imóveis aposentado e um dos fundadores do IRIB. A partir de 1975, passou a integrar as diretorias do Instituto nos cargos de 2º secretário e vice-presidente para o Estado de Santa Catarina/SC, entre outros.

Ademar Fioranelli – Oficial do 7º Registro de Imóveis de São Paulo/SP e membro do Conselho de Ética do IRIB.

João Baptista Galhardo – Oficial do 1º Registro de Imóveis de Araraquara/SP e membro da equipe de revisores da Consultoria do IRIB.

Francisco José Rezende dos Santos – É o quarto oficial do Registro de Imóveis em Belo Horizonte/MG membro nato do Conselho Deliberativo do IRIB. Foi presidente do IRIB no período de 2010 a 2012.

Ricardo Basto da Costa Coelho - Oficial de Registro de Imóveis em Apucarana/PR. Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, eleito para o biênio 2013-2014.

João Pedro Lamana Paiva – Titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS e vice-presidente do IRIB.

Rogério Portugal Bacellar - Tabelião e oficial do Registro Civil em Curitiba/PR. É presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e presidente da Federação Brasileira dos Notários e Registradores do Brasil (Febranor).

Veja a galeria de imagens

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 11.9.2014



Compartilhe

  • Tags