Em 05/09/2011

Rollemberg destaca pesquisa com perfil do desmatamento na Amazônia


Senador registra que quase metade da área desmatada na Floresta Amazônica foi convertida em "pastos limpos"


O desmatamento acumulado da Floresta Amazônica alcança atualmente 17,5% da área do bioma, com quase metade dessa área convertida em 'pastos limpos', o que significa dizer que a mata foi derrubada para plantio de capim. O registro foi feito em Plenário, nesta sexta-feira (2), pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

O senador esclareceu que os dados constam de estudo feito em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançado na manhã desta sexta-feira. Ao saudar o lançamento, que se deu em evento na Presidência da República, Rollemberg salientou ainda que 79,4% do bioma da Amazônia brasileira permanecem preservados.

Ainda em relação à área desmatada, ele destacou como positivo que 21% dessa parcela já contam com a presença de vegetação secundária em estágio avançado de regeneração, e cumprindo função no processo de remoção do gás carbônico lançado na atmosfera. Por outro lado, considerou preocupante que 1,6% do desmatamento tenham ocorrido num só ano - em 2008.

Além de mostrar o perfil do desmatamento, o estudo revela ainda qual o tipo de utilização que as áreas desmatadas passaram a ter. De acordo com o Rollemberg, isso seria importante para auxiliar no debate sobre o Código Florestal, que está sendo examinado pelo Senado.

Rollemberg destacou ainda, como exemplo, que a agricultura produtiva tradicional ocupa apenas 4,9% da área desmatada. Uma fatia de 3,4% é ocupada por atividades múltiplas, a área urbana representa 0,5% e a mineração está presente em 0,1% do espaço desmatado.

O estudo resultou de esforços conjuntos dos ministérios da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e da Agricultura. Os pesquisadores contaram ainda com o apoio do Banco Mundial, entre outros órgãos multilaterais.

Fonte: Agência Senado
Em 05.09.2011



Compartilhe