skip to Main Content

TJ/MT: Corregedoria inicia correição em cartórios extrajudiciais no Mato Grosso

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) deu início à temporada de correições nos Cartórios Extrajudiciais em 2019. O Cartório do 1º Ofício da Comarca de Primavera do Leste (321 km de Cuiabá) recebeu a juíza auxiliar da Corregedoria, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva e mais oito servidores nos dias 15 e 16 de abril, conforme portaria 19/2019-CGJ.

 A equipe examinou livros, papéis, atos e demais documentos de expediente no Cartório do 1º Ofício de Primavera do Leste. “Esta foi uma correição que serve de modelo para as próximas. Tudo saiu a contento, por isso pretendemos continuar com a mesma quantidade de servidores e o mesmo período de trabalho”, avaliou Edleuza Zorgetti.

“Em maio o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) irá estipular as metas do foro extrajudicial, mas já visitamos Primavera e faremos um calendário para o semestre, com objetivo de atingir 64 cartórios que não passaram pela correição em 2018”, explica a juíza auxiliar. “Durante os trabalhos são procedidos ainda fiscalização contábil, financeira, trabalhista e tributária dos cartórios”.

O próximo destino da equipe já esta marcado. O Cartório do 2º Ofício da Comarca de Várzea Grande, que passará pela verificação in loco do funcionamento da serventia do foro extrajudicial nos dias 22 e 23 de abril. Como está estipulado na portaria 26/2019-CGJ.

Correições foro extrajudicial – De acordo com a CGJ, a função correicional é exercida por intermédio de inspeções, correições permanentes, ordinárias, periódicas; e extraordinárias gerais ou parciais. Durante a realização da correição serão verificados os roteiros, contemplando o roteiro geral (parte estrutural da serventia) e o roteiro específico (conforme atribuições da serventia), examinando livros, papéis, atos e tudo mais que se relacionar com o expediente, podendo, os interessados, fazerem reclamações, sugestões, críticas ou elogios, todos por escrito ou reduzidos a termo.

Fonte: TJ/MT

 

Back To Top
ACESSO À ÁREA DO ASSOCIADO



Esqueci a senha