Em 10/03/2014

Vale do Jiquiriçá (Bahia) conta com o 20º assentamento criado


Criado pelo Incra, o assentamento denominado Terra Nova destina 816 hectares para assentar 36 famílias de trabalhadores rurais


O Incra na Bahia criou, no dia 5/3, o vigésimo assentamento no Território da Identidade de Vale do Jiquiriçá, no município de Lafaiete Coutinho. O assentamento denominado Terra Nova, destina 816 hectares para assentar 36 famílias de trabalhadores rurais, que se somarão as mais de 1,6 mil famílias assentadas nessa região. 07 03 vale do jiquirica

Este é o segundo assentamento criado pelo Incra na Bahia em 2014 e o primeiro no município de Lafaiete Coutinho. O primeiro assentamento deste ano foi o Poderosa, localizado no município de Buerarema, no Território de Identidade Litoral Sul do estado, com capacidade para assentar sete famílias de trabalhadores rurais. No ano passado foram criados na Bahia 15 áreas de reforma agrária, que destinaram 53.615,8 hectares de terras para beneficiar 2.505 famílias.

Segundo o superintendente regional do Incra/BA, Gugé Fernandes, a criaçã dos dois assentamentos ainda em fevereiro reforça o compromisso do Instituto com a implantação de novas áreas sustentáveis. “Os novos assentamentos são criados considerando a facilidade de acesso das famílias às cidades, de escoamento das safras, da implantação de energia elétrica e do sistema de abastecimento de água”, cita.

Brasil Sem Miséria

As famílias que serão assentadas no Terra Nova irão passar pelo processo de homologação no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) para, posterior, efetivação no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Concomitante às etapas de seleção do Incra, elas precisam estar inscritas no CADÚnico do Programa Brasil Sem Miséria, de responsabilidade da prefeitura de Lafaiete Coutinho.

Potencialidades

O novo assentamento tem potencial agrícola para a produção de batata doce, caju, cítricos e sisal. Além da pastagem, a área tem potencial para o cultivo de banana, arroz sequeiro, café do tipo robusta e cana-de-açúcar. O Terra Nova ainda possui uma barragem, três aguadas escavadas, uma nascente e três olhos d’água para o abastecimento das famílias.

Fonte: Incra

Em 7.3.2014



Compartilhe