Sobre o evento

O “Workshop Computação Cognitiva e o Registro de Imóveis” é oportunidade de conhecer e compreender o impacto da tecnologia computação cognitiva na humanidade e, especialmente, no Registro de Imóveis brasileiro. O evento será realizado exclusivamente na modalidade on-line.

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e a Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário (ABDRI) promovem esse importante evento no dia 2 de agosto de 2017. O workshop tem como objetivo explorar, de uma perspectiva acadêmica, as potencialidades e os recursos das novas tecnologias da informação e comunicação em apoio às atividades registrais.

Não deixe de participar!




Programação

Dia 02/08/2017 - Quarta-feira
14h - 14h

Abertura e boas-vindas

Palestrante:
14h - 14h40

Tema: O que é computação cognitiva.

Palestrante: Professor Flavio Soares Corrêa da Silva, professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

Objetivo: explicar o que é a nova tecnologia, suas origens (IA/inteligência artificial, redes neurais, processamento de sinais) e variações (machine learning, processamento de linguagem natural, robôs/interação humano-máquina), seu potencial e implicações para as atividades intensivas em conhecimento, estado da arte e limites atuais da tecnologia.

14h40 - 15h20

Tema: Computação cognitiva e lawtechs.

Palestrante: Guilherme Novaes Procopio de Araujo, líder de Watson da IBM Brasil.

Objetivo: fornecer um panorama das aplicações já em desenvolvimento/operação da computação cognitiva (IBM Watson), especialmente para a área jurídica; discorrer sobre o surgimento das lawtechs ou legal tech startups (empresas de tecnologia com modelos de negócios escaláveis voltadas para o mercado jurídico), combinação da computação cognitiva com demais tecnologias disruptivas (big data, blockchain etc.).

15h20 - 15h40

Perguntas e Respostas dos participantes via internet.

Palestrante:
15h40 - 16h20

Tema: Computação cognitiva aplicada ao registro imobiliário.

Palestrante: Caleb Matheus Ribeiro de Miranda, registrador de imóveis em Juquiá/SP.

Objetivo: explorar as possibilidades para automação da qualificação registral e aplicação da computação cognitiva para a consulta da jurisprudência notarial e registral e para a publicidade dos atos registrais; discorrer sobre o valor do acervo do registro imobiliário como fonte de informação para o machine learning.

16h20 - 17h

A computação cognitiva e o futuro da justiça.

Palestrante: Dr. Antonio Carlos Alves Braga Júnior, juiz de Direito substituto em Segundo Grau, em atividade na Câmara Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Objetivo: discutir as possíveis aplicações da computação cognitiva no poder judiciário e suas implicações para a tomada de decisão e substituição do julgamento humano, os limites entre tecnologia e ética.

17h - 17h20

Perguntas e Respostas dos participantes via internet.

Palestrante:

Palestrantes

  • nome Antônio Carlos Alves Braga Júnior

    Ver currículo

  • nome Flávio Soares Corrêa da Silva

    Ver currículo

  • nome Guilherme Novaes Procopio de Araujo

    Ver currículo

  • nome Caleb Matheus Ribeiro de Miranda

    Ver currículo



Faça sua inscrição

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio deste site mediante cartão de crédito (até 1º/8) ou boleto bancário (até 28/7). A participação será exclusivamente à distância, com descontos para associados ao IRIB.

Os inscritos receberão um link para o acesso, por meio de login e senha. O acesso é pessoal e intransferível e deve obedecer a requisitos técnicos. Para assistir às palestras, sem comprometer a qualidade do vídeo, o participante deverá ter conexão de internet com pelo menos dois megas livres e caixas de som instaladas em seu computador.

Política de cancelamento

Todos os cancelamentos deverão ser solicitados por escrito, e todos os reembolsos serão efetuados após o evento, com desconto de 20% de taxa administrativa. As inscrições canceladas após o dia 24 de julho de 2017 não serão reembolsadas.
 

Investimento

Categoria Valor
Participação remota (associado IRIB) 200,00
Participação remota (não associado) 300,00

Os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas, interagir com os palestrantes e especialistas e receberão certificado de participação no evento.

 



Organização

nome

Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB
COMITÊ LATINOAMERICANO DE CONSULTA REGISTRAL
 


Nome Cargo E-mail
Jordan Fabricio Martins Presidente [email protected]
José de Arimatéia Barbosa Vice-Presidente [email protected]
Luisa Helena Iung de Lima Bonatto Diretora Social [email protected]
Sérgio Ávila Vice-Presidente p/ o Estado do RJ [email protected]
Caroline Feliz Sarraf Ferri Vice-Presidente p/ o Estado do PR [email protected]
Lourdes Andrade Capelanes Coordenação e Logística [email protected]
Fábio Fuzari / IRIB Comunicação [email protected]
Thiago Carneiro / Part Comunicação Comunicação [email protected]
Bruno Assis / Prefácio Comunicação Comunicação [email protected]

Informações
Secretaria Executiva de Eventos
Telefones: (11) 3289-3599 - (11) 3289-3321 - (11) 98256-2189
E-mail: [email protected]



nome

Adriana Unger (coordenadora do evento)

Engenheira mecatrônica, mestranda em Engenharia de Produção/Gestão de TI na Escola Politécnica da USP. Pesquisadora e consultora especializada em gestão por processos/BPM, profissional certificada CBPP (Certified Business Process Professional) pela ABPMP (Association of Business Process Managment Professionals). Atuou como líder da equipe de modelagem de processos de negócio do projeto SREI (Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário) para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Atua também junto à Fundação Vanzolini.



Apoio

nome

Fale Conosco

Em caso de dúvidas, sugestões e/ou reclamações sobre o evento utilize o formulário abaixo para entrar em contato com a organização: