BE2805
Compartilhe:
Coluna do Irib publicada no dia 17 de dezembro de 2006, domingo, no caderno de Imóveis do jornal Diário de S. Paulo, respondida pelo registrador Fábio Marsiglio, oficial de RI de Piedade, SP, e diretor adjunto de Assuntos Agrários do IRIB.
Esta foi a última coluna respondida pelo registrador Fábio Marsiglio, então oficial de RI de Piedade e diretor adjunto de Assuntos Agrários do Irib, à quem agradecemos pela valiosa colaboração na busca do aperfeiçoamento da atividade registral e cumprimentamos pela nova carreira na magistratura.
Informamos que, no dia 5 de janeiro de 2007, Fábio Marsiglio foi empossado no cargo de 9º Juiz Substituto da Circunscrição Judiciária de Campinas, em São Paulo.
PERGUNTA: Eu e minha irmã herdamos uma casa e terreno, único bem que nos fora deixado por nossos pais. Na parte livre do imóvel, minha irmã construiu uma garagem, bem como iniciou a construção de uma casa. Para que seja efetuada alguma construção nesta propriedade é necessário o consentimento de ambas as partes? Como regularizar as construções perante a Prefeitura e o Cartório de Imóveis? R.T. - Morumbi, SP
RESPOSTA DO IRIB: O Artigo 1.314 do Código Civil determina que nenhum dos condôminos pode alterar a destinação da coisa comum sem do consentimento do outro. Você e sua irmã são condôminos de um imóvel, ou seja, ambos são proprietários em comum de um mesmo bem, pelo que toda e qualquer alteração, ampliação ou demolição deve ter a anuência de ambos os proprietários.
A construção, ampliação ou demolição de um imóvel deve ser autorizada pela municipalidade, pois compete à Prefeitura fiscalizar as construções, assegurando-se de que respeitam os padrões de segurança, higiene e urbanísticos de cada região da cidade.
Por tanto, nenhuma obra pode ser iniciada sem o alvará de construção da Prefeitura, sob pena de ser embargada, demolida, bem ser aplicada uma multa, que no caso seria de responsabilidade de ambos os proprietários. Realizada com autorização e terminada a obra, a Prefeitura expedirá o “Habite-se”, que é o documento que comprova que a construção está de acordo com a Lei.
Além da autorização da Prefeitura, a obra de construção, salvo raras exceções, deve ser “matriculada” no INSS, que fiscalizará o recolhimento das contribuições devidas em face dos salários pagos às pessoas que trabalharam na obra. Se referidas contribuições não forem pagas, a responsabilidade pelo pagamento recairá sobre ambos os proprietários do imóvel. Pagas regulamente as contribuições, ao final da obra o proprietário deverá requerer ao INSS uma certidão negativa de débito.
Pois bem. De posse do “Habite” e da certidão do INSS, o interessado deverá se dirigir ao Cartório de Imóveis no qual o encontra-se registrada a casa e requerer a averbação da construção.
Seguidos estes passos, o imóvel estará regularizado perante a Prefeitura, o INSS e o Cartório de Imóveis. Somente assim é possível afirmar que um imóvel construído está completamente regularizado.
Por outro lado, um imóvel com construção irregular, como acima demonstrado, pode ser uma grande dor de cabeça ao proprietário. Além de desvalorizar a propriedade, por motivos óbvios, poderá gerar multas por parte do Município e do INSS, além da obrigação de demolir a construção irregular.
Tratando-se de co-propriedade e não havendo acordo entre os condôminos, o destino da área deve ser resolvido por um Juiz de Direito em ação judicial, nos termos do previsto no Artigo 1.325 do Código Civil. (Resposta elaborada por Fábio Marsiglio, diretor do IRIB)
Fonte: Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, Irib
site: www.irib.org.br - e-mail: [email protected] - tel.: 11 3289-3599
Últimos boletins
-
BE 5952 - 06/11/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” reúne cerca de 200 pessoas em Curso sobre Sustentabilidade e Práticas ESG | PL que restringe critérios de desapropriação de terras para reforma agrária é aprovado na Câmara dos Deputados | STJ: é válida a arrematação por 2% do valor de avaliação do imóvel pertencente à empresa falida | 2º ENAC: confira o gabarito definitivo e o resultado preliminar | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A averbação de saneamento na matrícula do imóvel – Provimento 195/25 CNJ – por Vitor Frederico Kümpel e Fernando Keutenedjian Mady | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5951 - 05/11/2025
Confira nesta edição:
Diretoria do IRIB se reúne para tratar sobre padronização | Lei n. 15.251, de 3 de novembro de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 56, de 04 de novembro de 2025 | PL que trata de imóveis rurais em faixa de fronteira é aprovado no Senado Federal | Plataforma para redução de CO2 em projetos habitacionais é fruto de parceria entre CEF e USP | Nota Técnica do RIB-MG traz orientações sobre cobrança de emolumentos para Cédulas Rurais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Georreferenciamento segue obrigatório com a suspensão da certificação do INCRA? – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5950 - 04/11/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | IRIB realiza doação de exemplares e coleções clássicas aos associados | ONR aponta que bancos recuperaram 98,2% dos valores devidos decorrentes de alienação fiduciária | PL n. 4.497/2024 é novamente incluído na pauta do Plenário do Senado Federal | 96º ENCOGE: Ministro do STJ reforça o papel dos Cartórios no sistema de Justiça brasileiro | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento sobre Procedimentos Operacionais Padrão e Inteligência Artificial | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Imunidade do ITBI: papel do STF na harmonização entre Temas 796 e 1.348 – por Isabella Fochesatto Panisson e Pedro Henrique Fernandes de Marco | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Cédula Rural Pignoratícia. Rerratificação. Aditivo. Garantia – alteração. Título hábil.
- Embargos à Execução Fiscal. Penhora. Box de garagem. Alienação Fiduciária. Impenhorabilidade.
- A averbação de saneamento na matrícula do imóvel – Provimento 195/25 CNJ
