BE2753
Compartilhe:
Estatização de cartórios
O bom mau exemplo da Bahia
Senhor Editor,
Parabenizo-o pela reprodução da reportagem do jornal Correio da Bahia no BE # 2.750.
No entanto necessitamos de apoio do Irib para que o Tribunal de Justiça da Bahia cumpra com a legislação e delegue os serviços extrajudiciais conforme a Lei. Tenho consciência de prestar um péssimo serviço à população, que todos os dias se queixa. Infelizmente, não posso fazer muito. Há dez anos atrás adquiri, com muito esforço, um computador para me auxiliar, ou seja, substituir apenas a máquina de escrever, já que não posso informatizar o cartório como queria. Tenho serviço acumulado que, se mantido o sistema atual, levarei anos para dar conta, isso se não fossem protocolados mais nenhum documento.
O Tribunal de Justiça não está nem aí para essa situação, ouvi de um assessor da Corregedoria que “se vocês errarem ou recebermos queixas da população, abro processo administrativo e ponho na rua, pois lá fora tem muita gente querendo entrar”.
Tenho conhecimento de situação até piores do que a minha.
Espero que tenhamos uma solução o mais rapidamente possível para podermos trabalhar em paz, seguros e cumprindo a nossa obrigação que é prestar um bom serviço à população.
Atenciosamente,
X
Confira também:
1. Cartórios de Salvador oferecem atendimento lento e deficiente. A morosidade para retirar os documentos incomoda e prejudica a população e, em diversos casos, é necessário pagar ‘um extra’ aos funcionários para agilizar a realização de serviços muitas vezes essenciais...
2. Cartórios estatizados na Bahia: Fazendas de papel podre. Confira o teor da reportagem levada ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no último dia 14 de agosto.
3. Estatização de registros e notas na Bahia. Uma visão do parlamento. O modelo do notariado latino já está consagrado em mais de 70 países do mundo e é adotado no Brasil, com exceção da Bahia. Recentemente, Portugal passou a adotar também esse modelo, delegando a particulares, mediante concurso público, o exercício de serviços notariais, com o objetivo de proporcionar serviços mais eficientes, modernos e sem burocracia.
Últimos boletins
-
BE 5953 - 07/11/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | RARES-NR promove “Campanha Natal Inteligente” em parceria com a tradicional ação “Adote uma Entidade” | Projeto de Lei define chácara como pequenas propriedades rurais | Provimento CN-CNJ n. 195/2025 é debatido por Registradores de Imóveis do interior de São Paulo | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo – por Ana Clara Oliveira | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5952 - 06/11/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” reúne cerca de 200 pessoas em Curso sobre Sustentabilidade e Práticas ESG | PL que restringe critérios de desapropriação de terras para reforma agrária é aprovado na Câmara dos Deputados | STJ: é válida a arrematação por 2% do valor de avaliação do imóvel pertencente à empresa falida | 2º ENAC: confira o gabarito definitivo e o resultado preliminar | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A averbação de saneamento na matrícula do imóvel – Provimento 195/25 CNJ – por Vitor Frederico Kümpel e Fernando Keutenedjian Mady | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5951 - 05/11/2025
Confira nesta edição:
Diretoria do IRIB se reúne para tratar sobre padronização | Lei n. 15.251, de 3 de novembro de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 56, de 04 de novembro de 2025 | PL que trata de imóveis rurais em faixa de fronteira é aprovado no Senado Federal | Plataforma para redução de CO2 em projetos habitacionais é fruto de parceria entre CEF e USP | Nota Técnica do RIB-MG traz orientações sobre cobrança de emolumentos para Cédulas Rurais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Georreferenciamento segue obrigatório com a suspensão da certificação do INCRA? – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Inventário e partilha extrajudicial. Cessionário – alteração. Rerratificação.
- Compra e Venda – instrumento particular. Art. 108 do CC. Princípio 'tempus regit actum' – aplicabilidade. Escritura pública – necessidade.
- STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo
