BE2753

Compartilhe:


Estatização de cartórios
O bom mau exemplo da Bahia


Senhor Editor,

Parabenizo-o pela reprodução da reportagem do jornal Correio da Bahia no BE # 2.750.
 
No entanto necessitamos de apoio do Irib para que o Tribunal de Justiça da Bahia cumpra com a legislação e delegue os serviços extrajudiciais conforme a Lei. Tenho consciência de prestar um péssimo serviço à população, que todos os dias se queixa. Infelizmente, não posso fazer muito. Há dez anos atrás adquiri, com muito esforço, um computador para me auxiliar, ou seja, substituir apenas a máquina de escrever, já que não posso informatizar o cartório como queria. Tenho serviço acumulado que, se mantido o sistema atual, levarei anos para dar conta, isso se não fossem protocolados mais nenhum documento.
 
O Tribunal de Justiça não está nem aí para essa situação, ouvi de um assessor da Corregedoria que “se vocês errarem ou recebermos queixas da população, abro processo administrativo e ponho na rua, pois lá fora tem muita gente querendo entrar”.
 
Tenho conhecimento de situação até piores do que a minha.
 
Espero que tenhamos uma solução o mais rapidamente possível para podermos trabalhar em paz, seguros e cumprindo a nossa obrigação que é prestar um bom serviço à população.

Atenciosamente,
 
X
 
Confira também:
 
1. Cartórios de Salvador oferecem atendimento lento e deficiente. A morosidade para retirar os documentos incomoda e prejudica a população e, em diversos casos, é necessário pagar ‘um extra’ aos funcionários para agilizar a realização de serviços muitas vezes essenciais...
 
2. Cartórios estatizados na Bahia: Fazendas de papel podre. Confira o teor da reportagem levada ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no último dia 14 de agosto.

3. Estatização de registros e notas na Bahia. Uma visão do parlamento. O modelo do notariado latino já está consagrado em mais de 70 países do mundo e é adotado no Brasil, com exceção da Bahia. Recentemente, Portugal passou a adotar também esse modelo, delegando a particulares, mediante concurso público, o exercício de serviços notariais, com o objetivo de proporcionar serviços mais eficientes, modernos e sem burocracia.



Últimos boletins



Ver todas as edições