BE2682
Compartilhe:
Seminário Setor Imobiliário Brasileiro
Fundos discutem o crédito imobiliário
Na matriz insumo-produto o segmento que gera mais empregos frente aos investimentos realizados é o da construção civil. O Governo, ciente disto e em linha com a proposta de gerar postos de trabalho, busca formas de intensificar a atividade deste setor, aquecendo toda a cadeia imobiliária.
Dentre os diversos fatores potencialmente impulsionadores da atividade imobiliária, destacam-se:
• redução de taxa de juros;
• ampliação do crédito imobiliário;
• déficit habitacional;
• realidade social;
• ampliação da fronteira agrícola; e
• incentivos regionais.
O cenário desafia o investidor a identificar e avaliar as diferentes oportunidades. Neste contexto os fundos estarão debatendo, em seminário interno, o Setor Imobiliário Brasileiro.
O Irib foi convidado a participar, na pessoa do editor-chefe Sérgio Jacomino.
Data: 04/ outubro / 2006
Horário: 09:00 horas
Local: Praia de Botafogo, 501
Centro Empresarial Mourisco
Salão Rio
09:00
Abertura
PREVI - Sergio Rosa
Painel 1
09:30 – 11:00
Tema / Assunto
Conjuntura
A atividade imobiliária no Brasil
Histórico de políticas públicas
Cenários caóticos para as metrópoles
Vetores de crescimento
Conceitos urbanísticos atuais
Palestrante
Mediador – PREVI – Cecília Garcez
Palestrante – Urbanista - João Sette Whitaker Ferreira
Debatedores
IBMEC – André Roberto S. Machado
SINDUSCON-Rio - Roberto Kauffmann
FGV – Maria Antonieta Lins
11:00
Coffee break
Painel 2
11:15 – 12:45
Tema / Assunto
Análise da Cadeia de Valor
A relações da cadeia de valor
Material de construção
Construção
Administração
Comercialização
Palestrante
Mediador – VALIA – Manoel Cordeiro
Palestrante – INEPAD - Alberto Matias
Debatedores
ELUMA – Wilson Nunes
RJZ/Cyrela - Rogério Zylbersztajn
Consultor - Michael Asmussen
Richard Ellis - Walter Cardoso
12:45
Intervalo para almoço
Painel 3
14:30 – 16:00
Tema / Assunto
Aspectos Legais, Físicos e Mercadológicos
Posse e propriedade
Função social da propriedade
Funding para crédito imobiliário
Operações estruturadas (REIT, FIDC, CEPAC, FII, CRI, CCB etc.)
Palestrante
Mediador – PETROS – Ricardo Malavazi
Palestrante – PACTUAL – Guilherme Villazante Castro
Debatedores
Luiz Antonio Campos Mello
Banco do Brasil - Francisco Duda
SECOVI – SP - Celso Petrucci
Levy&Salomão Adv. – José Barreto Neto
16:00
Coffee break
Painel 4
16:15 – 17:45
Tema / Assunto
O papel do setor governo
Titularidade
O processo de Registro
Sustentabilidade urbana
Políticas Públicas
Palestrante
Mediador – FUNCEF – Jorge Luiz Arraes
Palestrante – IRIB - Sergio Jacomino
Debatedores
SECOVI – SP - Arthur Parkinson
EMBRAESP – Luiz Paulo Pompéia
Min. Fazenda – Fábio Servo
CVM - Flavia Mouta Fernandes
17:45
Encerramento
PREVI - Sergio Rosa
Funcef
Petros
Previ
Valia
Últimos boletins
-
BE 5981 - 16/12/2025
Confira nesta edição:
ARIBA 2025 Conexão, Cooperação e Justiça: três entidades do Registro Imobiliário brasileiro participaram do evento | IRIB divulga link para AGO 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.229, de 12 de dezembro de 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.230, de 12 de dezembro de 2025 | Bem de Família, Direito Real de Habitação, herança e obrigações do vendedor após posse de comprador foram alguns temas tratados pelo STJ em 2025 | Programa Regularizar permite mais de 100 mil registros de imóveis no Piauí | CMULHER aprova PL que impede que marido agressor requeira usucapião de imóvel quando mulher fugir de violência doméstica | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Reforma tributária e o cadastro imobiliário brasileiro: Uma nova arquitetura fiscal – por Ricardo Soriano e Natália Bessoni | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5980 - 15/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB divulga link para AGO 2025 | SREI: ONR apresenta avanços da Fase 4 | Resultado definitivo do 2º ENAC é homologado pelo CNJ | CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | É possível regularizar a minha fração ideal? Quando a estremação urbana é uma opção – por Dayana Fernanda Machado | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5979 - 12/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | ANOREG/BR publica matéria sobre relevância dos Cartórios na Regularização Fundiária | RIB emite Notas Técnicas sobre REURB, refinanciamento rural e assinaturas eletrônicas | CGJES veda criação de “sistema registral paralelo” | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A anticrese na reforma do Código Civil – por Eduardo Figueiredo Simões | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reforma tributária e o cadastro imobiliário brasileiro: Uma nova arquitetura fiscal
- Inventário extrajudicial. Proprietário tabular – nome – divergência. Qualificação pessoal. Retificação.
- Penhora. Bem indivisível. Vaga de garagem. Impenhorabilidade. Restrição condominial.
