BE2640
Compartilhe:
Coluna do Irib publicada no dia 20 de agosto de 2006, domingo, no caderno de Imóveis do jornal Diário de S. Paulo, respondida pelo registrador Fábio Marsiglio, oficial de RI de Piedade, SP, e diretor adjunto de Assuntos Agrários do IRIB.
PERGUNTA: Comprei uma casa com financiamento da Caixa e gostaria de saber se há algum tipo de desconto da taxa do cartório para o mutuário do Sistema Financeiro da Habitação. I.V. - Jabaquara,SP
RESPOSTA DO IRIB: Sim. No estado de São Paulo, os emolumentos do registro de contratos feitos dentro do Sistema Financeiro da Habitação – SFH e dentro de programas oficiais de habitação possuem uma cobrança diferenciada.
Os “emolumentos”, como são denominados os valores devidos pelo usuário dos serviços do Cartório de Registro de Imóveis, possuem natureza de “taxa” de serviço público, nos mesmos moldes, por exemplo, da taxa de licenciamento de veículo automotor. Trata-se de uma contraprestação paga pelo contribuinte, por um serviço que lhe é prestado pelo Estado que, no caso, é o registro de um direito real (propriedade), bem como a conservação do registro e de seus efeitos por prazo indeterminado.
Os serviços de Registros de Imóveis são de competência estadual, os valores dos emolumentos são previstos em leis de cada estado. Em São Paulo, existem duas regras diferenciadas para registro de contratos dentro do SFH previstas na Lei Estadual nº 11.331/02. Para aquisições feitas dentro de programas habitacionais (Cohab e CDHU), há a previsão de um valor igual para todos os registros, independentemente do valor do contrato e do número de atos a serem praticados.
Por seu turno, se a aquisição do imóvel foi feita dentro do SFH, mas fora de programas habitacionais do governo, a lei prevê um desconto de 50% nos emolumentos, incidente sobre o valor financiado e desde que seja o primeiro imóvel adquirido pelo usuário.
A lei estadual protege aquele que tem menos recursos, para que possa não só realizar o sonho da casa própria, mas para que tal sonho seja completo, ou seja, com o registro no Cartório de Imóveis, quando só então o adquirente se torna dono do imóvel.
A tabela de emolumentos de São Paulo pode ser acessada no site www.irib.org.br, no link Tabela de Emolumentos de Registro de Imóveis”. Ainda, pode ser consultada em qualquer Cartório de Registro de Imóveis do estado, regra esta observada não só nos em São Paulo, mas em todos os estados da federação.
Por fim, cabe destacar que os Cartórios de Imóveis não cobram nenhum tipo de taxa de conservação dos registros. Paga-se uma única vez, para que o registro, como dito, seja preservado e protegido por prazo indeterminado. No ano de 2006, comemora-se 160 anos de Cartórios de Registro de Imóveis no Brasil, sendo que os Cartórios de Imóveis mais antigos ainda preservam os registros praticados no século XIX, preservando não só os direitos registrados, como também a história do Brasil.
Últimos boletins
-
BE 5953 - 07/11/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | RARES-NR promove “Campanha Natal Inteligente” em parceria com a tradicional ação “Adote uma Entidade” | Projeto de Lei define chácara como pequenas propriedades rurais | Provimento CN-CNJ n. 195/2025 é debatido por Registradores de Imóveis do interior de São Paulo | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo – por Ana Clara Oliveira | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5952 - 06/11/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” reúne cerca de 200 pessoas em Curso sobre Sustentabilidade e Práticas ESG | PL que restringe critérios de desapropriação de terras para reforma agrária é aprovado na Câmara dos Deputados | STJ: é válida a arrematação por 2% do valor de avaliação do imóvel pertencente à empresa falida | 2º ENAC: confira o gabarito definitivo e o resultado preliminar | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A averbação de saneamento na matrícula do imóvel – Provimento 195/25 CNJ – por Vitor Frederico Kümpel e Fernando Keutenedjian Mady | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5951 - 05/11/2025
Confira nesta edição:
Diretoria do IRIB se reúne para tratar sobre padronização | Lei n. 15.251, de 3 de novembro de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 56, de 04 de novembro de 2025 | PL que trata de imóveis rurais em faixa de fronteira é aprovado no Senado Federal | Plataforma para redução de CO2 em projetos habitacionais é fruto de parceria entre CEF e USP | Nota Técnica do RIB-MG traz orientações sobre cobrança de emolumentos para Cédulas Rurais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Georreferenciamento segue obrigatório com a suspensão da certificação do INCRA? – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Inventário e partilha extrajudicial. Cessionário – alteração. Rerratificação.
- Compra e Venda – instrumento particular. Art. 108 do CC. Princípio 'tempus regit actum' – aplicabilidade. Escritura pública – necessidade.
- STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo
