BE2608
Compartilhe:
Urbanismo realista
Vicente de Abreu Amadei lança livro em São Paulo
O Irib convida os leitores do Boletim Eletrônico para o lançamento do livro Urbanismo realista, de autoria de Vicente de Abreu Amadei, com prefácio da desembargadora Consuelo Yoshida, no próximo dia 24 de agosto, a partir das 18h. na sede da Apamagis – Associação Paulista de Magistrados (vide abaixo).
Sem pacto com o improviso utilitarista e com a utopia romântica, Urbanismo Realista é uma visão jusfilosófica que, pautada no primado do bem comum, pensa o saber jurídico-urbano na perspectiva da leitura racional da natureza das coisas urbanas, sob o influxo da tradição grego-romano-cristã.
O substrato da concepção realista clássica enriquece o trato dos temas nucleares de Direito Ambiental Urbano, bem como a reflexão sobre questões controvertidas do regramento das cidades.
A forma objetiva e sistematizada de exposição dos princípios urbanísticos e dos instrumentos de política urbana do Estatuto da Cidade apresenta, enfim, importante ferramenta para compreender e interpretar o vasto universo da difusa legislação urbana. (ISBN: 85-7625-087-X )
O Autor
Vicente de Abreu Amadei é Juiz de Direito (Titular da Capital de São Paulo, atualmente Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça), Professor de Direito Cível no Curso de Graduação da UNIP-Alphaville e, como convidado, na Universidade SECOVI-SP (Parcelamento do Solo) e em Cursos de Especialização da FAAP (Negócios Imobiliários), da PUC-SP (Direito Ambiental) e da UNAES-Campo Grande (Direito Notarial e Registral), Membro do Centro de Estudos de Direito Natural "José Pedro Galvão de Sousa".
Sumário:
Capítulo I
A função da lei e o espaço urbano
1. Da crise da propriedade privada moderna à intervenção normativa contemporânea
2. Da crise do positivismo jurídico normativista à necessidade de repensar o direito
3. Da proposta de revitalização da tradição realista na atividade legiferante e sua especificidade no regramento do espaço urbano
Capítulo II
O campo normativo difuso
1. As normas constitucionais
2. A legislação infraconstitucional
3. Princípios básicos para leitura e aplicação de legislação difusa
Capítulo III
Os princípios informativos de direito urbanístico
1. Seis princípios supranormativos (ou a síntese principiológica de German Álvares Sotomayor y Castro)
2. Seis princípios intranormativos (ou a síntese principiológica do Estatuto da Cidade)
Capítulo IV
Instrumentos da política urbana
1. Classificação geral dos instrumentos urbanísticos (instrumentos de prevenção, de execução e de retificação)
2. Plano diretor
3. Parcelamento, edificação ou utilização compulsórios
4. Iptu progressivo no tempo
5. Desapropriação-sanção
6. Usucapião especial de imóvel urbano (individual e coletiva)
7. Direito de superfície
8. Direito de preempção
9. Outorga onerosa do direito de construir e permissão de alteração onerosa de uso do solo
10. Operações urbanas consorciadas
11. Transferência do direito de construir
12. Estudo de impacto de vizinhança (EIV)
13. Consórcio imobiliário
Capítulo V
Questões controvertidas de legislação urbanística
1. Loteamentos fechados
2. Coeficiente de aproveitamento único
3. Cadastro urbanístico
4. Regularização fundiária e legislação específica
Imagem
Últimos boletins
-
BE 5986 - 23/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Lei n. 15.300, de 22 de dezembro de 2025 | Ato Conjunto RFB/CGIBS n. 1, de 22 de dezembro de 2025 | Para maioria da população, serviços cartorários não devem ser transferidos para o Estado ou setor privado | Faculdade Uniregistral recebe aprovação do MEC para oferecer curso superior à distância | Saúde mental: CNR firma parceria com a Encontros Psicologia | Clipping | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Retirada do cônjuge como herdeiro necessário: da proposta de alteração do Código Civil – por Vitor Bicca | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5985 - 22/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB entrará em Férias Coletivas | Resolução CNJ n. 665, de 19 de dezembro de 2025 | ANOREG/BR, CNR e Institutos Membros emitem Nota Técnica Conjunta sobre CBS e IBS | ONR apresenta ferramentas no ARIBA 2025 | Caravana da REURB 2026: RIB divulga capitais que receberão o evento | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | RT 55-A: Mais uma vez, sobre serviços extrajudiciais (Cartórios) – por Rosa Freitas | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5984 - 19/12/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Usucapião em APP é tema do Informativo de Jurisprudência do STJ | CCJC aprova PL sobre ressarcimento de atos gratuitos do RCPN | Terras Indígenas: STF derruba Marco Temporal | Clipping | CARTÓRIOS NO CBS-IBS | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica promove o treinamento “Liderando as diferentes Gerações” no dia 20 de dezembro | Direito Constitucional pós-moderno e a transformação registral – por Natália Granja Machado | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Faculdade Uniregistral recebe aprovação do MEC para oferecer curso superior à distância
- Retificação de área. Descrição precária. Medidas perimetrais – inserção. Lote encravado. Matrícula – abertura.
- Adjudicação compulsória. Promessa de compra e venda. Cessão de direitos. Quitação do preço.
