BE2582
Compartilhe:
Arisp se reúne com a Prefeitura de São Paulo
Condomínios de casas em debate
Imagem
No dia de hoje (4/8) reuniram-se na sede da ARISP – Associação dos Registradores de Imóveis da Capital de São Paulo, sob coordenação do Presidente Flauzilino Araújo dos Santos, representantes da municipalidade de São Paulo e da Associação dos Engenheiros Arquitetos da Zona Leste, na pessoa de Sandro Rodrigo de Souza, Renato Meinberg, Fábio Garcia Figueiredo, registradores da capital, Flauzilino Araújo dos Santos, George Takeda, Ataíde Bueno Fogaça (representando o 4º RI), Sérgio Jacomino, Ademar Fioranelli e Francisco Ventura de Todelo do 17º RI.
A matéria posta em controvérsia guarda relação com a aprovação municipal de projetos de construções de casas totalmente isoladas, com saídas independentes para a via pública, com numeração específica, sem qualquer reserva de área de uso comum, de modo a impossibilitar o enquadramento das aprovações dos ditames do condomínio edilício previsto no artigo 8º da Lei 4.591/64 e dos artigos 1331 a 1358 do atual código civil.
De um lado, a impossibilidade da regularização do empreendimento pelos registradores, acarretando inúmeras devoluções dos pedidos; de outro, o entrave, por questões urbanísticas, da aprovação pelo Poder Público, do desmembramento do terreno, de modo a possibilitar a abertura de matrícula individual dos prédios.
Diante do proveitoso e democrático debate, buscaram-se alternativas para que, de maneira mais célere e segura, fosse possível atender aos usuários com projetos já aprovados, de modo a cumprir as exigências formuladas pelos registradores paulistanos.
O grupo conclui:
a) os projetos já aprovados anteriormente deverão ser apostilados ou modificados, adaptando-os à situação jurídica do condomínio vertical em que reservada área de utilização comum dos condôminos do empreendimento;
b) as novas aprovações contarão com a destinação de determinada área de uso comum, além da exclusiva que são as residenciais;
c) os registradores, a pedido dos representantes da municipalidade presentes, se comprometeram a examinar os projetos que sofrerão as adaptações para o enquadramento na Lei de condomínio, bem como, em reunião com todos os registradores da Capital, uniformizar forma de procedimento de maneira que, com os parâmetros buscados nesta reunião, sejam atendidos os pedidos de regularização.
Louva-se o empenho dos representantes da municipalidade e o diálogo franco e aberto com os registradores da Capital.
Últimos boletins
-
BE 5953 - 07/11/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | RARES-NR promove “Campanha Natal Inteligente” em parceria com a tradicional ação “Adote uma Entidade” | Projeto de Lei define chácara como pequenas propriedades rurais | Provimento CN-CNJ n. 195/2025 é debatido por Registradores de Imóveis do interior de São Paulo | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo – por Ana Clara Oliveira | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5952 - 06/11/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” reúne cerca de 200 pessoas em Curso sobre Sustentabilidade e Práticas ESG | PL que restringe critérios de desapropriação de terras para reforma agrária é aprovado na Câmara dos Deputados | STJ: é válida a arrematação por 2% do valor de avaliação do imóvel pertencente à empresa falida | 2º ENAC: confira o gabarito definitivo e o resultado preliminar | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A averbação de saneamento na matrícula do imóvel – Provimento 195/25 CNJ – por Vitor Frederico Kümpel e Fernando Keutenedjian Mady | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5951 - 05/11/2025
Confira nesta edição:
Diretoria do IRIB se reúne para tratar sobre padronização | Lei n. 15.251, de 3 de novembro de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 56, de 04 de novembro de 2025 | PL que trata de imóveis rurais em faixa de fronteira é aprovado no Senado Federal | Plataforma para redução de CO2 em projetos habitacionais é fruto de parceria entre CEF e USP | Nota Técnica do RIB-MG traz orientações sobre cobrança de emolumentos para Cédulas Rurais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Georreferenciamento segue obrigatório com a suspensão da certificação do INCRA? – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Inventário e partilha extrajudicial. Cessionário – alteração. Rerratificação.
- Compra e Venda – instrumento particular. Art. 108 do CC. Princípio 'tempus regit actum' – aplicabilidade. Escritura pública – necessidade.
- STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo
