BE2508
Compartilhe:
Retificação de registro imobiliário & georreferenciamento
comentários, modelos e legislação
Eduardo Augusto
Educartório – publicações
Dando seguimento aos trabalhos de educação continuada de cartórios, parceria entre o Colégio Notarial do Brasil, Seção de São Paulo, e o Irib – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, com apoio da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, publicamos abaixo o trabalho do Dr. Eduardo Augusto, registrador imobiliário de Conchas, São Paulo, diretor do Irib, sobre retificação de registro imobiliário e georreferenciamento de imóvel rural.
O artigo compõe a série de documentos disponibilizados aos notários e registradores e que servem de apoio aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos Seminários de Direito Notarial e Registral que se realizam no Estado de São Paulo.
II Seminário de Direito Notarial e Registral
Lins se prepara para receber notários e registradores
A próxima etapa será Lins, São Paulo.
Confira os nomes e os temas:
Irib – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil: 1 - Wagner Luiz Gonzaga Mota (Lins, anfitrião) 2 - João Baptista Galhardo (Araraquara) 3 - João Baptista de Mello e Souza Neto (Bauru) 4 - Marcelo Augusto Santana de Melo (Araçatuba) 5 - Eduardo Agostinho Arruda Augusto (Conchas) 6 - Patrícia Ferraz (Diadema) Temas Registro de Imóveis: a) Imóvel Rural – implicações registrais; b) Parcelamento do solo urbano – burla em áreas rurais. c) Penhora – inovações. Indisponibilidade de bens. d) Retificação de registro e Georreferenciamento e) Reservas Legais e o registro de imóveis. Colégio Notarial do Brasil – seção de SP: 1 - Claudinete do Nascimento Domingues (Tupã) 2 - Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito (SP) 3 - Paulo Tupinambá Vampré (SP) 4 - Andrey Guimarães Duarte (Piraju) 5 - Adriano Erbolato Melo (Prudente) Temas de Notas: a) Imóvel Rural (georreferenciamento, parcelamento, aquisição de imóvel rural por estrangeiros) b) Regime de bens (tipos, situação patrimonial e sucessão) c) Pessoas Jurídicas (representação, administração e alienação de ativos) d) Doação & usufruto (condições e cláusulas) e) Mandatos
Serviço:
II Seminário de Direito Notarial e Registral de Lins, SP.
Local: Hotel Blue Tree Park – Lins. Tel. (14) 3533-6300, fax (14) 3533-6304 – E-mail: [email protected]
Data: 10 de julho de 2006, a partir das 8:30h.
Inscrições: http://www.educartorio.com.br/inscricao.asp
Não deixe de participar!
Retificação de registro imobiliário & georreferenciamento
comentários, modelos e legislação
Eduardo Augusto*
Com o advento da Lei nº 10.931, cujo artigo 59 alterou os artigos 212 a 214 da Lei dos Registros
Públicos, a necessidade de proceder a retificação da descrição tabular de um imóvel deixou de ser um enorme transtorno e passou a estar subordinada a regras muito mais céleres e simples.
Apesar dessas facilidades, o procedimento atual ficou ainda mais seguro, uma vez que sua competência passou para o Oficial de Registro, profissional do direito que conhece a fundo a situação real de sua circunscrição e, pela proximidade com os envolvidos, tem melhores condições para analisar cada caso e decidir com maior convicção sobre a juridicidade ou não do pedido.
A retificação extrajudicial é a grande oportunidade de o registrador comprovar à comunidade seu real valor, pois terá condições de solucionar problemas que atravancavam os negócios envolvendo imóveis, cumprindo a função social do registro, que é a garantia da segurança jurídica dos direitos reais imobiliário. (Continua aqui)
Últimos boletins
-
BE 5987 - 26/12/2025
Confira nesta edição:
FELIZ 2026! | Decreto n. 12.797, de 23 de dezembro de 2025 | Instrução Normativa RFB n. 2.301, de 23 de dezembro de 2025 | Instrução Normativa RFB n. 2.302, de 23 de dezembro de 2025 | Portaria MGI n. 11.384, de 23 de dezembro de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 11.423, de 24 de dezembro de 2025 | Definição de linha divisória entre Tocantins e Goiás poderá ser solucionada por autocomposição | “STJ No Seu Dia” debateu efeitos da renúncia à herança e limites da sobrepartilha | RIBCast: último episódio de 2025 trata sobre tokenização | Clipping | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Homologação de sentença de divórcio estrangeira no Brasil – por Sândala Almonfrey de Oliveira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5986 - 23/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Lei n. 15.300, de 22 de dezembro de 2025 | Ato Conjunto RFB/CGIBS n. 1, de 22 de dezembro de 2025 | Para maioria da população, serviços cartorários não devem ser transferidos para o Estado ou setor privado | Faculdade Uniregistral recebe aprovação do MEC para oferecer curso superior à distância | Saúde mental: CNR firma parceria com a Encontros Psicologia | Clipping | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Retirada do cônjuge como herdeiro necessário: da proposta de alteração do Código Civil – por Vitor Bicca | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5985 - 22/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB entrará em Férias Coletivas | Resolução CNJ n. 665, de 19 de dezembro de 2025 | ANOREG/BR, CNR e Institutos Membros emitem Nota Técnica Conjunta sobre CBS e IBS | ONR apresenta ferramentas no ARIBA 2025 | Caravana da REURB 2026: RIB divulga capitais que receberão o evento | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | RT 55-A: Mais uma vez, sobre serviços extrajudiciais (Cartórios) – por Rosa Freitas | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Consolidação da propriedade fiduciária. Indisponibilidade – devedor fiduciante. Compra e venda. Cancelamento.
- Construção – averbação. Sentença judicial. Habite-se. Título hábil.
- Homologação de sentença de divórcio estrangeira no Brasil
