BE2506

Compartilhe:


Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública
Irib participa do Conip 2006 discutindo inclusão dos registros públicos


Considerado o principal fórum brasileiro de discussão sobre tendências e iniciativas de tecnologia da informação no governo, oCongresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – CONIP realiza a 12ª edição, que tem presença de autoridades do governo e de grandes empresários do setor. Este ano a temática central está sendo “Equipes Vencedoras em Governo Eletrônico: Inovação, Talento e Liderança” e será abordada de diferentes formas durante os três dias do congresso, que acontece entre os dias 27 e 29 de junho, na sede da Fecomércio, em São Paulo.

Integrando o painelCertificação Digital e Negócios Públicos o Presidente do Irib, Sérgio Jacomino, proferiu palestra sobre certificação digital nos Registros Públicos brasileiros.

A explanação do presidente do Irib pôs o foco na necessidade de regulamentação da certificação digital nas atividades registrais, destacando que é necessário avançar nas discussões acerca do documento eletrônico público, com suas particularidades e especificidade. Destacou ainda as ondas de impacto tecnológico que os registros enfrentaram ao longo dos últimos anos, professando sua convicção na importância da ICP-Brasil para harmonizar procedimentos, diminuindo as graves assimetrias que se encontram na atividade registral do país no aspecto da certificação digital.

O Presidente do Irib integrou painel que contou com a presença de especialistas:
 

•    Certificação digital em M-Gov. Igor Rocha, Gerente de Certificação Digital da Serasa.

•    Certificação digital e desenvolvimento nacional. Sérgio Kulikovsky, Presidente da Certsign.

•    Certificação digital e AC-Jus: como implementar. Sérgio Tejada, Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça.

•    Documento e prova eletrônica. Ludovino Lopes, advogado, Menezes e Lopes Advogados.


O moderador foi o Presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Manuel Matos.

Inclusão digital  

Este ano, pela primeira vez o CONIP, além de apresentar os principais programas de inclusão digital, levanta um debate sobre a sustentabilidade e eficácia dos modelos atuais. O painelExperiências Inovadoras de Inclusão Digital traz nomes de peso para discutir a questão. Entre eles: Gilson Schwartz, diretor do programa Cidade do Conhecimento/USP; Ricardo Kobashi, coordenador do Programa Acessa, de São Paulo e Rodrigo Ortiz Assumpção, secretário-adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. EmAvaliação dos Modelos de Inclusão Digital, Nicolau Reinhard, Professor da USP, fará uma análise crítica dos principais projetos na área.

Sérgio Kulikovsky, Sérgio Tejada, Ígor Rocha, Manuel Matos, Maurício Coelho, Sérgio Jacomino e Ludovino Lopes.

Presenças Internacionais
 

Entre as presenças internacionais em destaque, Francisco Luis Garcia Atanes, Diretor de Informática da Defensoria Pública da Corte da Espanha, fala sobre o modelo de excelência em gestão adotado no País com base nos modelos de administração eletrônica. Para apresentar um estudo comparativo entre os níveis de maturidade do governo eletrônico em Portugal, Espanha e Brasil, o CONIP traz Jose Esteves, Diretor da Cátedra Software AG – Alianza Sumaq em E-Goverment e Professor do Instituto de Empresas, Portugal e Espanha; Norberto Torres, Professor, Fundação Getúlio Vargas, SP e Roberto Agune, Superintendente, Fundação de Desenvolvimento Administrativo – Fundap.

De acordo com o diretor-presidente do CONIP Planejamento e Assessoria, Vagner Diniz, a expectativa é de que 2 mil pessoas (entre autoridades, representantes públicos e empresários) compareçam ao congresso para acompanhar as novidades do setor. “Em 2006 estamos lançando a versão latino-americana do Prêmio de Excelência em Informática Pública, além de levantar discussão inédita sobre os modelos de inclusão digital adotados hoje no País e os reais benefícios da mobilidade na gestão pública. Por todas essas novidades esperamos um público maior do que os anos anteriores, mantendo, inclusive, a participação dos principais decisores de TI do governo”, afirma.

Para este ano estão programados Painéis Temáticos com discussões e apresentações de cases e discussões sobre nota fiscal eletrônica, certificação digital, e-gov, controle de fraudes, inclusão digital e processo de informatização do judiciário.

Sobre o Instituto Conip

O Instituto CONIP - Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é ser um observatório das práticas bem-sucedidas de uso da tecnologia da informação na gestão pública em todo o Brasil como referência de pesquisa e conhecimento. Tem como missão desenvolver e disseminar conhecimento e práticas no uso inovador e alternativo das tecnologias de informação e comunicação com ênfase em democracia, cidadania e eficiência do serviço público.

Suas atividades são: direcionar e prover conteúdo para os eventos CONIP - Congresso de Informática Pública, pela geração de artigos para publicações especializadas e disponibilização de documentos relevantes ao tema TI e governo.



Últimos boletins



Ver todas as edições