BE2435
Compartilhe:
Congresso Nacional do Irib reúne três grandes eventos em 2006
1. XXXIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil
2. I Simpósio Luso-brasileiro de Direito Registral
3. 160 anos do Registro de Imóveis no Brasil
O IRIB está programando um grande evento para o período de 16 a 21 de setembro de 2006, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que vai reunir o encontro anual de registradores imobiliários, a comemoração dos 160 anos do registro de imóveis no Brasil e a inauguração de um simpósio luso-brasileiro de Direito registral.O diretor executivo do Instituto, Márcio Martinelli, falou ao Boletim Eletrônico sobre a novidade.
BE – Tradicionalmente o IRIB realiza seu encontro anual de registradores. Como vai ser o de 2006?
Márcio Martinelli – Em 2006, o IRIB vai realizar um evento maior em todos os aspectos. Temos razões para acreditar nisso, pois estaremos realizando três eventos num só:XXXIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, I Seminário Luso-brasileiro de Direito Registral e 160 Anos do Registro de Imóveis no Brasil.
A cidade escolhida para abrigar esses eventos foi Porto Alegre. Com isso, estamos cumprindo algo que já havia sido combinado com nossos diretores, ou seja, prestigiar outras regiões brasileiras e não somente o Nordeste como estávamos fazendo.
Estamos muito animados e confiantes no sucesso desse evento que, na verdade, é um “3 em 1”, e que está sendo preparado para atender os interesses de todos os registradores imobiliários do Brasil.
BE – Quais serão os temas do XXXIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil?
Márcio Martinelli – Não poderemos deixar de tratar dos assuntos mais atuais e que mais interessam e preocupam os registradores imobiliários hoje, como a retificação de registro, o georreferenciamento de imóveis rurais e a regularização fundiária, que serão tratados com a competência e o brilhantismo dos nossos diretores Eduardo Augusto e Patrícia Ferraz que todo o país já conhece.
Mas ao lado desses temas, teremos outros importantíssimos para o momento que vive o registro de imóveis, hoje, no Brasil.
Precisamos mostrar ao registrador o impacto das mudanças econômicas no cenário imobiliário. Estamos convidando um grande economista brasileiro para essa palestra, o ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Franco, diretor da empresa Rio Bravo Investimentos S.A.
Queremos trazer o diretor superintendente de crédito imobiliário do banco Itaú, Luiz Antônio Rodrigues, para mostrar aos registradores quais são as tendências do crédito imobiliário brasileiro. E para apontar as perspectivas do mercado imobiliário no Brasil, ninguém melhor do que os representantes do Secovi e CBIC, Lair Krahenbühl e Ricardo Yazbek.
Também queremos falar da economia digital sob o ponto de vista das oportunidades para a atividade registral. Para isso vamos trazer uma palestrante internacional, Sandra Pinto, da Universidade do Porto, em Portugal. Ainda sob a ótica da era digital vamos apresentar o maior projeto IRIB; A Central de Serviços Compartilhados IRIB, que permitirá o tráfego de informações entre os registros de todo o Brasil. Um piloto do projeto já está sendo testado em São Paulo, em parceria com a ARISP.
O vice-presidente do IRIB-RS João Pedro Lamana Paiva vai fazer uma exposição sobre a Escola Nacional de Registradores Imobiliários, fundada em setembro de 2005 na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Lamana Paiva redigiu o regimento interno da ENR e vai mostrar os passos percorridos para a criação da escola e como será seu funcionamento.
Bem, ainda estamos programando muito mais para esse encontro e não vamos nos esquecer que também precisamos nos divertir e relaxar. Nesse sentido, está sendo programado um passeio pelo Vale dos Vinhedos na Serra gaúcha, com direito a visita a uma vinícola e jantar típico, é claro. Esse será o momento maior para a confraternização de todos os participantes e, afinal, ninguém é de ferro!
BE – E como serão os eventos paralelos ao XXXIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil?
Márcio Martinelli – Serão eventos de peso a exemplo do próprio Encontro dos Oficiais. Não é à toa que estamos usando esse expressão “3 em 1”, porque é justamente o que queremos fazer.
Estamos programando uma grande exposição para comemorar os 160 anos do registro de imóveis no Brasil.
Quanto ao simpósio luso-brasileiro de Direito registral, esperamos que seja o primeiro de muitos. Um professor português e outro brasileiro alternarão palestras sobre títulos judiciais e o registro imobiliário. A coordenação brasileira está a cargo do desembargador Ricardo Dip. O coordenador português será indicado pelo Centro de Estudos Notariais e Registrais, Cenor, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Não há como não ser um sucesso.
BE – Como e quando os interessados poderão obter mais informações sobre esse evento e fazer suas inscrições?
Márcio Martinelli – Já estamos trabalhando na logomarca do evento e numsite que está sendo especialmente criado para divulgar todas as notícias sobre oXXXIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil e os eventos paralelos. Muito em breve o site do evento estará no ar.
Últimos boletins
-
BE 5773 - 21/02/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais | Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros | MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A coisa pública em Otto Mayer e a PEC das praias – por Fabio Paulo Reis de Santana | Jurisprudência do TJPA | IRIB Responde.
-
BE 5772 - 20/02/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Revista “Cartórios com Você”: confira a nova edição | Programa Lar Legal e Reurb-S beneficiam mais de seis mil famílias em MS | Programa Moradia Legal pernambucano é apresentado para representantes do Estado do Acre | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A responsabilidade civil dos cartórios extrajudiciais por fraudes documentais – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5771 - 19/02/2025
Confira nesta edição:
IRIB promove nova edição da série RDI em Debate em live com articulistas | Estatuto do Pantanal poderá ter designação de Relator na Câmara dos Deputados | TJSC rescinde sentença de usucapião após descoberta de contrato de comodato | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: Poderes de Representação – A Procuração e Outros Instrumentos | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Multipropriedade imobiliária e registro de imóveis: Segurança e desafios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJAP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas
- Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros
- “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais