BE2419

Compartilhe:


Seminário Latino-americano de
Gestão de Solo Urbano: Inovações, instrumentos e Experiências.


Data:29 de maio de 2006

Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura/UFRGS
Rua Sarmento Leite, 320 - Porto Alegre - Térreo.

O seminário latino-americano Gestão do solo urbano: inovações, instrumentos e experiências, tem como principal objetivo a promoção do debate sobre gestão do solo urbano, valorizando experiências inovadoras realizadas por diferentes municípios latino-americanos no campo da política urbana, do financiamento das cidades e da democratização do acesso à terra.

O seminário tem como público-alvo, gestores municipais, vereadores, acadêmicos, setores empresariais e entidades comunitárias da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Programa

Manhã

8:30h - Inscrições e entrega de material.

9:00h - Abertura:Martim Smolka (Lincoln Institute of Land Policy),Cláudia Pilla Damásio (Projeto Urbanizador Social),João Farias Rovati (Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

9:15h - Tema:Mercados de solo urbano e informalidade na América Latina.
Dr.Martim Smolka, coordenador do Programa para América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy: Dinâmicas e características do mercado imobiliário no continente.
Dr.Pedro Abramo, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Mercado imobiliário informal no Brasil reflexões sobre o caso do Rio de Janeiro.

10:45h - Pausa para café.

11:00h - Tema:Irregularidade urbana na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Roseta Mammarella, pesquisadora do Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos da Fundação de Economia e Estatística: Evolução e perfil populacional da irregularidade na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Ana Lúcia Fialho, pesquisadora do projeto Urbanizador Social, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Características do mercado informal na região metropolitana de Porto Alegre.

12:45h - Pausa para almoço.

Tarde

14:00h - Tema:Inovações municipais na política de acesso à terra e à moradia no Brasil.
Sônia Lima, diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo do Campo: São Bernardo e a regularização fundiária participativa e sustentável.
Laila Mourad, arquiteta da Secretaria de Habitação de Osasco: Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) como instrumento de reserva de áreas urbanas para produção de habitação de interesse social.
Cláudia Damásio, gerente do projeto Urbanizador Social: Urbanizador Social como política de prevenção à produção irregular da cidade.

16:00h - Pausa para café.

16:30 - Tema:Instrumentos e experiências de recuperação de mais valias na América Latina.
Maria Isabel Garzia, coordenadora do convenio LILP da Municipalidade de Rosário (Argentina): A experiência de captura de mais valias em Rosário.
Maria Cristina Rojas, arquiteta, gerente de planos do projeto USME (Bogotá, Colômbia): Recuperação de mais-valias urbanas na Colômbia. A experiência USME.

18:00h - Lançamento do livroUrbanizador social: da informalidade à parceria, organizado porCláudia Damásio (Projeto Urbanizador Social).
 

•    As palestras serão seguidas de debate, aberto aos participantes do seminário;

•    Acoordenação dos trabalhos será realizada porJoão Farias Rovati (PROPUR/UFRGS), nas atividades desenvolvidas pelamanhã, e porCláudio Gutierrez (Projeto Urbanizador Social), nas atividades desenvolvidastarde;

•    Os participantes receberão certificado conferido pelo Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Inscrições:Por telefone (3316 4114), nos dias 24, 25 e 26 de maio, das 14:00h às 18:00h.
No próprio dia e local do seminário, das 8:30h às 9:00h.
Vagas limitadas!

Promoção: Lincoln Institute of Land Policy
PROPUR/UFRGS



Últimos boletins



Ver todas as edições