BE2404
Compartilhe:
Conferência nacional de crédito e cobrança ao consumidor: tabeliã fala sobre os benefícios da utilização gratuita dos cartórios de protesto
A diretora do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – seção São Paulo, Roberta de Menezes, tabeliã substituta do 2º Tabelionato de Protesto de Letras e Títulos de São Bernardo do Campo, participa da Conferência Nacional de Crédito e Cobrança ao Consumidor, no próximo dia 27 de abril, às 12 horas, noBlue Tree Convention, no Ibirapuera, em São Paulo, SP.
A tabeliã vai proferir palestra sobre os benefícios da utilização gratuita dos cartórios de protesto e os incentivos para maior utilização desse meio de cobrança pelas instituições financeiras na cobrança de inadimplentes. Vai abordar, ainda, as vantagens da utilização da cédula de crédito bancária bem como informar que o parecer 76 da Corregedoria-geral da Justiça de São Paulo ampliou o número de documentos protestáveis. Finalmente, dará exemplos práticos de como reduzir custos na área de recuperação de crédito dos bancos, das empresas e da população em geral.
O evento reúne executivos seniores das áreas de crédito, cobrança, riscos e fraudes e tem a organização do International Quality & Productivity Center, IQPC.
O programa inclui também palestras com Roberto Troster, economista-chefe da Febraban –Um olhar para o futuro próximo: o que deve impulsionar o crédito ao consumidor nos próximos anos?; e com Ricardo Loureiro, diretor de produtos pessoa física da Serasa –Como se dá a gestão de risco de crédito na aquisição, na concessão, na gestão e na cobrança do crédito ao consumidor?
Apresentação do tema pela IQPC
Com um crescimento de 76% nos últimos dois anos e um acúmulo de R$ 155 bilhões, o mercado brasileiro de crédito a pessoas físicas não pára de crescer. A queda na taxa básica de juros (que ainda é a maior do mundo), o aumento da renda, que após anos em estagnação superou a inflação em 2005, entre outros aspectos, impulsionaram as instituições financeiras e o próprio Governo Federal a reverem algumas políticas e aumentarem suas linhas de crédito ao consumidor.
Mas, nem tudo é alegria neste cenário. O empréstimo com desconto em folha de pagamento, por exemplo, que é o principal propulsor deste crescimento, preocupa muitos analistas. Regulamentado em setembro de 2003, o empréstimo consignado já ocupa um terço de todas as operações de crédito envolvendo pessoas físicas. O grande endividamento deste público, principalmente os aposentados, que até pouco tempo atrás não trabalhava com este “dinheiro extra”, era previsível. Por mais que, na média, os salários superaram a inflação em 2005, a expansão do crédito consignado foi muito superior ao crescimento da renda, o que provocou o aumento da inadimplência, principalmente no varejo.
Pensando nos desafios e nas novas oportunidades do mercado de crédito e cobrança, o IQPC, por meio de sua divisão Finanças IQ, apresenta a conferência nacional de Crédito e Cobrança ao Consumidor, que além dos temas supracitados, irá reunir executivos das áreas de crédito, cobrança, riscos e fraudes para trocar experiências e debater sobre:
- Cenário macroeconômico e expectativas de crescimento do setor
- Benefícios na utilização de cartórios de cobrança
- Microcrédito e Credito Solidário
- Crédito Consignado
- Crédito consciente e co-responsabilidade no endividamento
- Análise e gestão de riso de crédito
- Modelo das seguradoras para ofertar crédito personalizado
- Parceria entre instituição financeira e varejo
No dia 26 de abril, antes da conferência, haverá umworkshop sobre os Aspectos Conjunturais da Inadimplência, onde o chefe do departamento econômico da Confederação Nacional do Comércio e um economista da UFRJ irão discorrer sobre a relação da inadimplência com a renda disponível, com o PIB e com o crédito.
Mais informações
Telefone: 11 3463-5600
E-mail: [email protected]
Site: www.iqpc.com.br
Últimos boletins
-
BE 5773 - 21/02/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais | Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros | MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A coisa pública em Otto Mayer e a PEC das praias – por Fabio Paulo Reis de Santana | Jurisprudência do TJPA | IRIB Responde.
-
BE 5772 - 20/02/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Revista “Cartórios com Você”: confira a nova edição | Programa Lar Legal e Reurb-S beneficiam mais de seis mil famílias em MS | Programa Moradia Legal pernambucano é apresentado para representantes do Estado do Acre | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A responsabilidade civil dos cartórios extrajudiciais por fraudes documentais – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5771 - 19/02/2025
Confira nesta edição:
IRIB promove nova edição da série RDI em Debate em live com articulistas | Estatuto do Pantanal poderá ter designação de Relator na Câmara dos Deputados | TJSC rescinde sentença de usucapião após descoberta de contrato de comodato | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: Poderes de Representação – A Procuração e Outros Instrumentos | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Multipropriedade imobiliária e registro de imóveis: Segurança e desafios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJAP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas
- Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros
- “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais